sexta-feira, novembro 07, 2003

E a luz voltou...

E a luz voltou...

Graças a deus dizem alguns, obrigado aos funcionários técnicos e engenheiros da CELESC (Central de Energia Elétrica de Santa Catarina), outros xingam os engenheiros e técnicos, chamando-os de irresponsáveis, outros ainda dizem: parabéns a cidade de Florianópolis que soube se comportar tranquilamente, essa pessoa provavelmente não ouviu sobre os quinhentos assaltos e um estupro - isso foi o mínimo dos mínimos registrado (tudo bem que o coronel da polícia disse que esses atentados foram todo o tipo de ocorrência desde: não estou encontrando meu gato - até - acho que fui estuprado).

É o caso será de agradecer? Se fosse de graça, talvez até agradeceria, mas foi o próprio erro de técnicos da CELESC que proporcionou todo esse momento agradável para os moradores da ilha, o prejuízo que a CELESC teve sem o lucro do abastecimento de toda a parte da ilha, fora ainda os processos que vai levar pela perda de alimentos nos supermercados, pode ser também responsabilizada pelos roubos, entre muitas outras coisas. Pensando bem quem mantém a CELESC somos nós, se ela for processada e tiver que pagar algo, seremos nós que teremos pagar...

Os locutores de rádio das notícias quase choram ao dar essa notícia "emocionante", pois "vivemos momentos difícies e precisamos ficar unidos", que emoção, quase me comovi, morre gente todo dia de fome, frio, assassinatos nos morros, e esse falso romantismo por causa da falta de energia? "Graças a deus", coisa nenhuma, os problemas nos afetaram, nós, pessoas consumidoras, por isso é um grande problema que fiquemos sem luz, alguém está preocupado mesmo se estamos numa situação difícil, ou não, (lá vou eu falar obviedades), ninguém está nem aí, o lucro que determina o que é de suma importância, já que esse pessoal mendigo, que faz "rabicho" pra conseguir água, luz, telefone; que não tem dinheiro pra consumir, esse pessoal tem mais é que morrer, eles são o que existe de pior pro mercado. Já os florianopolitanos (que considerou-se só a parte da ilha, pra quem não sabe de geografia, saiba que a cidade de Florianópolis não reduz-se só a ilha, mas tem uma parte continental) povo consumidor e digno esse necessita urgente ser provido de serviços básicos a sua existência como shopping center, televisão.

Estamos preocupados conosco, não afetando a nossa vida, que se danem os demais. Agora se eu puder utilizar esse momento quem sabe pra oferecer uma filantropia, quem sabe eu saio na televisão, ou então, eu ponho no meu currículo, "ajudei as pessoas napagão", posso me utilizar desses momentos pra conseguir algo que me seja interessante. Acabei de ouvir uma informação importante, como disse o radialista, "Beira-Mar Shopping já está em funcionamento, aviso aos funcionários que voltem imediatamente a trabalhar". Os adolescentes devem ter ficado de plantão na frente do seu templo preferido, "será que aconteceu alguma coisa com o BOB´s? O McDonalds vai sobreviver?", tudo voltou a normalidade, reflexão? Que nada, vamos consumir, isso parece o que o presidente Bush disse após o atentado as torres, "não deixem de consumir, comprem bastante", afinal só o que mantém o nosso complexo sistema somos nós os compradores "emergentes", acho muito curioso pensar que se deixarmos de consumir o grande e complexo sistema econômico desmorona.

Disse uma garota que estuda comigo algo muito pertinente: "ta e dái todos estão aí falando que com o apagão se pôde fazer coisas que não se fazia quando tinha luz como conhecer os vizinhos, a família dialogando, entre outras coisas, mas então por que essa obsessão por voltar de uma vez a vida robótica? Por que já que as pessoas odeiam tanto esse modelo de vida imposto, por que aceitam ser escravizadas e tornadas robôs? As pessoas nem sabem o que escolher senão aquilo que se apresenta a elas, ou seja, a vida de robôs". Concordo com ela, ou caímos em algum tipo de fatalismo, deve ser o espírito cristão que permeia a cultura e chama isso aqui que vivemos de "vale de lágrimas" e aceitamos isso. Eu penso que quem acredita que tudo é assim mesmo e nunca irá mudar e que Deus ou o FMI quis assim então será isso é uma grande idiotice, produto de quem não sabe de história, pra quem não olha pra trás e vê o que certas lutas mudaram até agora na história da humanidade, se olhássemos ao menos pra nossa América Latina, nem a história do Brazil sabemos que povo que se movimenta desse jeito vai pensar em algo senão o que está aí: "Tudo sempre foi assim e assim sempre será"; declaram os profetas, a menos que esse pessoal acredite num céu ou num inferno a coisa vai ficar feia pro lado deles.