segunda-feira, fevereiro 24, 2003

Uma questão que já foi pra mim fruto de muita reflexao e incomodo é sobre a beleza. Vi um filme esses dias sobre uma menina que aos oito ou sete anos foi agredida pela mãe, e acabou perdeu a visao dos dois olhos, depois aos 30 e tantos anos a mulher conseguiu um transplante e começou a enxergar, ai mostra ela se relacionando com as outras pessoas, até que chega uma ocasiao ela pergunta a uma outra mulher, voce é bonita ? eu sou bonita ? o que é bonito ? Essas questoes me levam a pensar que o conceito de beleza nao é algo que existe em si, por si, mas parece mais uma construção social, a gente cria na nossa mente um modelo de beleza, e a partir desse mede todas as outras pessoas.
Eu vivo com esse problema de obsessao por beleza, admiro alguns amigos que veem alem disso, as vezes me sinto futil de mais por só conseguir ver o aspecto da beleza, mas tambem isso fez parte do processo educacional, nao posso culpar ninguem por isso, só sei que já que percebi esse problemão, preciso agir de forma diferente, esse é um dos piores preconceitos, faz tantas pessoas sentirem-se tao mal, é tema do filme "O amor é cego", nossa esse filme me tocou muito, tambem por causa das meninas, mas principalmente, muito mais forte, as crianças queimadas, que o cara via como crianças lindas, saudaveis, por ver só o interior delas, penso nisso até hoje. Por isso deveriam os pais ter mais cuidado com a educaçao das crianças, perceber a delicadeza com que as crianças captam os conceitos e depois pra mudar isso, vai tempo ...
Tudo bem nao dá pra culpar a educaçao, nem dá pra ficar se achando uma pessoa fútil e nao fazer nada, nesse caso a ação se faz obrigatória, para o proprio crescimento da pessoa ... ainda que se a gente estivesse nascido numa ilha sozinho, como ia aparecer o conceito de beleza ? Será a beleza só um capricho, ou algo que pertence unicamente ao reino da vaidade, sei que ultimamente tem dado muito dinheiro pra psicologos, endocrinologistas, academias, escolha seu método de agradar os outros, aí dizem pra voce que é pela saude, pela boa forma, boa postura, invente alguma disculpa pra se adaptar.