sábado, março 01, 2003

Ultimamente como já confessei num blog anterior, tenho me sentido muito mal com relaçao a trabalho, nao saber o que fazer da vida, pra aonde ir, e ainda que nao sei por quê, eu fico me preocupando em nao passar uma imagem de cara perdido, que nao sabe pra aonde vai, mas acho isso uma idiotice as vezes, já outras vezes me sinto mal por estar nessa situação.

Sempre penso na afirmaçao de Aristóteles que o "ser humano por natureza anseia conhecer", é mais ou menos essa a idéia (não transcrevi), partindo dessa afirmação imagine-se diante de um vestibular com um quadro extenso de cursos, e voce ali perplexo pensando qual vai agradar mais os seus pais, qual vai trazer maior beneficios financeiros e sociais, qual vai mostrar pros finalmente que voce se ajeitou ou entao que voce se realizou, "se deu bem" na linguagem popular, uma profissao que seus conhecidos mais queridos fiquem orgulhosos de ter voce como amigo, logicamente essas coisas estão todas intrinsicamente na gente por tras de alguma escolhe, em nivel inconsciente talvez.

Voce perdido na frente de um quadrinho, vendo os curriculos, vendo as areas de atuação, ouvindo depoimentos, até, para os mais curiosos que chagam a fazer um semestre pra conhecer o curso ou leiem algum livro sobre, voce tentando se sentir pertecido ao ambiente em questão, chega fecha seus olhinhos e marca com a caneta o que voce será dá sua vida, como vai ser estruturada a sua vida ao menos no campo profissional que obviamente vai refletir na forma como voce vive.

Escolhi filosofia, pois achei que precisava crescer, evoluir, ser menos idiota, ser mais tolerante, me conhecer mais, vejo que até quanto a tolerância estou até mais tolerante, mas em outros aspectos noto pouca mudança, e agora alias nao sei mais o que é ser melhor ou pior, perdi essa noção, vejo uma religiao que antes eu era adepto de uma forma até firme, já agora eu fico mais ao largo observando como as pessoas que conhecem algo e consideram bom querem que todos façam aquilo, parece que a coisa em questão não apraz somente por ela, ela precisa que muita gente a faça para provar pra quem está dentro da religiao no caso se sinta bem, isso ocorre tambem nos dialogos, quando voce fala alguma coisa, normalmente alguem pensa :"quem é esse cara, ele se deu bem na vida, quanto ganha, é feliz", se cumprir um numero máximo de quesitos nessas questões, ou seja, for uma pessoa "realizada" as pessoas até param pra te ler e ouvir, se nao, é só mais um zé aí bancando o filosofo, que nem eu, acho que o exemplo mais forte disso é a venda e publicidade tão forte de artistas, que considerados realizados são copiados por milhoes.

Penso tambem que pra não morrer de fome nesse nosso mundo atual é necessário ser um técnico filosofo de alguma coisa, seja médico, engenheiro, são só técnicos, alias essa é outra reflexão profunda: "o mundo atual diz-se evoludio, porque ao contrário de tempos remotos, hoje em dia temos um fogão, televisão, geladeira, enquanto os nossos antepassados eram burros e não evoluidos, somos uma sociedade técnica evoluída", uma grande idiotice, mas engula se quiser é de graça...

Acho que chega, vou procurar me inspirar mais e escrever depois algo mais interessante talvez ...