sábado, março 06, 2004

Greve ou Privatização

Greve ou Privatização

É incrível como se questiona ultimamente os resultados de uma greve de servidores públicos, parece que por esses terem direitos a mais que as outras classes trabalhadoras do país qualquer exigência por eles feita é sinônimo de absurdo e une-se ainda a esse sentimento o questionamento sobre a qualidade de seus trabalhos, mais um motivo portanto para se posicionar contra qualquer tipo de manifestação dessa 'turma'. Os universitários federais dizem que a greve não tem nenhum sentido veja-se os resultados, será mesmo? Será que é só uma bobagem? Obviamente os objetivos das greves não são totalmente alcançados, mas entendo que quanto menos se faz oposição a um tipo de movimento mais facilmente esse se desloca. Então se o movimento é de privatização das instituições estatais quanto menos exigimos condições dignas de trabalho, qualidade dessas instituições e etc, mais rapidamente vemos essas perderem sua força, até o momento de serem privatizadas.

Universidade pública gratuita e de qualidade no Brazil é privilégio de pouquíssimos, 5 a 10% dos habitantes do país, esses privilegiados em geral são das classes mais altas de nossa sociedade, ou seja, que poderiam pagar pelo seu estudo, que tiveram uma preparação muito melhor durante toda a vida e o resultado disso foi a entrada na universidade. A sociedade brasileira então sustenta essas classes lá, enquanto vê seus filhos mais necessitados em busca de crédito educativo, financiamentos, pedidos de empréstimo, emissão de promissórias para poder estudar numa universidade particular muitas vezes de grau muito mais baixo que uma pública. Seria justo isso? Onde está a igualdade de condições?

Além disso os universitários federais em geral acham ruim a greve, as manifestações, pois têm o desejo de formar-se logo, adquirir seus empregos, constituir suas famílias, tempo é dinheiro. Quer dizer então que eles (universitários) acham ruim que os servidores públicos federais lutem pra manter uma mamata de qualidade pra essa elite? Porque eu não consigo entender de outra maneira essa situação. Alguns estavam contentes até com a reforma da previdência, estranho, pensando que com essa muitos dos melhores profissionais do país estariam a se aposentar para conseguir um pouco mais de benefícios por parte do Estado e não estarem mais com paciência de suportar esse tipo de política.

Além de não darem nenhum retorno a sociedade brasileira daquilo que aprendem de forma gratuita, alguns professores defendem que a melhor coisa que a universidade pode fazer é formar bons profissionais para o mercado, os universitários ainda reclamam dos servidores públicos que lutam por seus direitos (alguns chamam esses até de vagabundos), por isso que penso que as universidades federais devam ser privatizadas imediatamente, chega de perder tempo com gente que não se importa com o país, se não estão nem aí pro país este também não deveria estar nem aí pra esses vagabundos. Por que a grande massa tem que pagar por seu estudo calada enquanto essa elite que tem a maior teta de todas ainda reclama que o país não pensa neles? As classes mais baixas pagam pelo seu estudo privado e ainda pagam pelo estudo desses retardados, faz sentido isso? Não mesmo, chega de enviar dinheiro para esse pessoal. Já que pagaram o ensino até entrar na universidade, que paguem também por uma universidade privada de qualidade, pronto, resolvido o problema. A sociedade brasileira precisa se posicionar contra essa classe de elite!

Quando houve a reforma da previdência o argumento era semelhante, uma classe de pessoas que ganha salários exorbitantes enquanto a maioria dos trabalhadores nacionais além de ganhar pouco, não tem a metade de benefícios dessa classe de marajás que ainda assim não trabalham. Que faça-se a reforma já, chega desse pessoal desfrutando do dinheiro público enquanto a maioria tem que se matar todo dia e ainda oferecer um trabalho de qualidade para não ser demitidos. Precisamos estabelecer um teto para que daqui a cinquenta anos se tenha dinheiro para conseguir pagar a aposentadoria da maioria. Se estamos tão preocupados com a educação, com o dinheiro público, então deixemos de sustentar esse pessoal que pode pagar e não se importa com o país, chega de dar teta gorda pra esses vadios inconsequentes. Vamos gastar esse dinheiro com o combate a fome, a miséria, a melhora dos colégios públicos de ensino fundamental e médio, criação de coperativas de crédito para atender às comunidades que desejarem por seus filhos na universidade e não tiverem condições, entre outras coisas.

Lugar de universitários inconsequentes é na universidade particular! Privatização já! Marajás!