quinta-feira, março 06, 2003

O medo pra mim é uma das piores sensações, se pra alguns motiva e ajuda a viver bem, pra mim me deixa preso e nao me faz andar. A sensação de desastre e de decepçao chega a dar calafrios.

Se por medo alguns entram em empregos, universidade, e cursos que nao fazem a minima ideia no que vai dar, já eu o medroso fico pensando antes an decepçao que tal aventura poderá me causar e me faz pensar duas vezes antes de me arriscar assim, talvez o sentimento de fracasso quando se faz presente algumas vezes acabamos achando que será sempre assim, e prefere-se nao agir, nem arriscar. Já as pessoas que enfrentam o medo e conseguem lidar com ele, é porque tem a falsa ilusao que irao se dar bem com ele, como já se deram outras vezes, cnseguiram superar algumas situaçoes dificies de panico, entao arriscam sem nem pensar nas consequencias, o medroso já pensa mais nas consequencias marcantes que já o marcaram profundamente.

Viver entao consiste em duas estradas enfrentar ou nao seus medos, alguns dirao que voce triunfou porque soube lidar com seus medos e por isso voce é um vencedor, voce sugou o maximo da vida, fez tudo que queria fazer, até cansou ! Nao tem mais com o que sonhar e hoje vive de lembranças e a sensaçao de morte pra voce pode ser o final de uma existencia magnifica e voce ou se congela, ou entao entra em alguma religiao que prometa vida eterna. Bom se voce nao enfrenta seus medos, tudo bem, nao vai pra frente, nao faz muita coisa que queria fazer, vive com vontade de morrer, de sair daqui, uma vida eterna pra voce seria o inferno, bom ao menos voce tem com o que sonhar: com a vida que nao teve, talvez seja melhor tê-la só em sonho do que propriamente vivê-la, porque voce olha pras linhas um pouco acima e fica deprimido com a vida ao maximo.

A gente escolhe o que é melhor, dependendo da escolha vai ser julgado pelos outros a vida toda, no fundo no fundo é algo de tomar uma decisao e conseguir nao ligar pra o que mais ninguem pensa, porque afinal voce está sozinho no mundo, e se tiver algum julgamento final algum dia nao será a sociedade que irá falar por voce, nem vai dar pra botar a culpa na sociedade (bom isso tudo pensando na possibilidade de um deus que seja como um codigo moral metafisico, o que eu dispenso).

Como o medo do fracasso pode ser tao forte, o medo em si nao existe, mas em relaçao aos outros, no fundo é o fracasso perante os outros, a sociedade, voltamos de novo a discussao passada onde fazer as coisas pra voce mesmo, por voce, arriscar por conta propria vale menos que a opiniao dos outros sobre voce, engraçado que ninguem vive por ninguem, mas o peso do julgamento alheio pode fazer voce nao sair de casa, nao fazer nada, ou seja, voce aprende, se tiver dentro de uma religiao, que o proximo é mais importante que voce mesmo, que o todo vale mais que a parte, e ai vive por ai que nem um idiota, seguindo as regrinhas sociais do grupinho que frequenta. E pra se libertar disso agora como fazemos ? Isso só é uma constataçao ? Me sinto preso numa estrutura construida e que as reflexoes por mais profundas que pareçam, parece que só ficam na superficie e que nao geram nenhum tipo de atitude difeente ! Um exemplo só pra ilustrar o pensamento, por que voce nao se mata ? Imagine o sofrimento que causará aos outros, é ridicula essa resposta se quem está sofrendo é voce e nao os outros, tudo bem que eles estao conectados, mas nao significa estar preso, dependente !

A sociedade se estrutura por bases estranhas de interdependencia entre os membros dessa, faz a gente pensar que sem outro nao seriamos capazes de viver, nem sobreviver, precisamos uns dos outros pra viver, é isso que nos dizem a vida toda. Nós criamos a política, o dinheiro, a moral, a mídia e hoje somos escravos de todas nossas criaçoes, grande progresso, realmente somos varios pedacinhos condionados e presos e escravizados por mecanismos muito sutis, parece que esquecemos as bases das nossas "criaçoes" (segundo a religiao cristã só deus, cria).

Já que somos tao dependentes, pra viver, da sociedade espero que a sociedade esteja preocupada com as minhas angustias pessoais, meus medos, minhas dificuldades, ah sim ela está preocupada vejam só: me dá psicologos de graça, um padre quem sabe pra mim me arrepender de sentir medo e voltar pro deus verdadeiro que acaba com os medos todos porque ele é a verdade que conforta, ou entao a sociedade me dá medicamentos pra mim comprar e me acalmar, ou quem sabe ela deixa os traficantes traficarem tranquilos por ai, porque as drogas aliviam a tensao do povo do morro. Do jeito que estou me referindo a ela, a sociedade parece que virou deus ou algo assim, fora dela parece que voce nao vive, sem ela tambem nao, e se não é pra ela, nao tem sentido viver, que merda é essa, vou me tornar o profeta do novo milenio, vou fazer juizo ao meu nome de profeta, vou dar uma de Nietzsche.

Já estou cansado desse modelo pré-determinado, e o pior que eu estar cansado nao significa nada porque eu sou só zumbi, um morto-vivo, achando que sou livre, achando que consigo pensar em algo e no mesmo momento começar a viver e a sentir e a me posicionar de acordo com essa nova linha de raciocinio que decidi seguir a partir de agora, mas parece que o subconsciente (se é que ele existe) parece que me diz: "calma lá garoto, é só mais uma reflexao pirada, voce está na idade disso mesmo, mas nao espere que eu vá me adaptar isso, eu estou nesse corpo a mais de duas decadas e agora que voce vem reclamar sua autonomia, só daqui a mais duas decadas quem sabe, até lá, conforme-se". Na expectativa eu fico ai, com a carcaça andando pra lá e pra cá ...