domingo, abril 06, 2003

Ser ateu é estar na moda e nao perceber as implicaçoes de se dizer isso

Não gosto muito de tratar de questoes de fé, mesmo porquê sinto que muitas pessoas idiotas, acabam sugando seus argumentos pra justificar a não crença propria tambem, parece que apesar de negar ainda há uma relaçao de carinho por aqui, porque afinal voce se entrega a causa da coisa e procura viver de acordo, e as vezes as pessoas nao fizeram a experiencia sincera da coisa e ficam apenas criticando de fora porque acham "baita", "massa". Ser ateu está na moda, todos querem ser ateus, ao mesmo tempo que nao percebe-se o problema que é estar no mundo onde as regras são apenas deduzidas racionalmente e nao tem nenhuma base metafisica, por exemplo deus, para fundamentar todos os principios basicos de convivencia, universal.

Imagina voce vivendo no mundo onde sao os homens que decidem quem deve ou nao morrer, ou quais sao os principios basicos da convivencia humana, quem elabora isso ai, se nao é a biblia quem é ? quem retém poder ecnonomico ? quem tem dinheiro diz quem deve morrer e quem nao deve morrer ? a partir do que vamos dizer que essa pessoa está errada ? Se não há principios fundamentados essencialmente, tudo está a mercê dos homens, já imaginou o problema disso. Isso é só pra começar e agora já pensaram que estranho vir pra um mundo e querer ser feliz ? Pra que isso ? Qual o fundamento disso ? Se não existe a biblia e nem outro livro sagrado por que todas as pessoas continuam buscando os mesmos ideais de realizaçao das religioes ? Existem entao valores que sao considerados universais por todos os seres humanos ? Embasados no que ? Na essencia humana ? Mas na essencia humana não está o homem como filho de Deus, mas sim apenas o homem, com possibilidades de aprendizado, e adaptaçao e nada mais que isso, nao existe um gen que chame felicidade.

É fácil dizer que se é livre e que suas atitudes nao influenciam no mundo e que voce nao acredita em Deus, apesar de correr atras daquilo que a religiao tambem coloca acima de tudo, e tambem a religiao valoriza a liberdade como um valor dos maiores, a diferença é que nas religiao, liberdade é liberdade pra Deus, enquanto qualquer outro tipo de liberdade é apenas prisao, enganaçao ... Ao mesmo tempo que todos se dizem livres por ai, todos se sentem soltos no mundo, sem sentido pra vida, sem saber pra aonde, tentando aceitaçao social, do contrario o suicidio ou depressao ou isolamento. A gente por achar que é livre e que nao age no mundo, e que uma ação nossa é isolada de tudo que acontece gera toda essa indiferença, essa vontade de nada, acaba gerando todos esses "males": fome, miseria, violencia, é tudo fruto dessa falta de consciencia de suas ações.

É tudo muito simples, entrar numa mentalidade de rebanho e parar de se questionar, ao mesmo tempo que tenho minhas duvidas quanto a religiao e suas verdades tenho muito mais duvida quanto a essas modinhas culturais que vamos engolindo seja dos estadounidenses ou dos europeus, continuo sempre disconfiando do que pensam os rebanhos, mesmo com meu vazio existencial vou vivendo ...