sexta-feira, março 07, 2003

Será que existe mesmo o mal no mundo ? Diz as religioes que sim, as morais em geral, religiosas ou nao, tambem creem nesse mal. É estranho pensar num mundo criado por um deus que seja mal, entao o mundo nao é mau é o homem que é, mas o homem começou a ficar mau agora, a pouco tempo, desde quando desenvolveu a racionalidade, a consciencia de se saber como ser humano, porque até entao ele era apenas mais um animal como os outros que nao tinha consciencia daquilo que fazia (alias muitos de nós nao temos consciencia de quase nada do que fazemos), mas quanto tempo faz isso ? Dentro da historia do mundo, fazendo uma analogia, isso deve ter ocorrido a algumas horas atras.

Quando o homem começou a se organizar de acordo com códigos, para garantir alguns direitos aos que faziam parte dessa comunidade, ai que começou a se julgar quem estava certo ou errado, quem deveria ser punido e quem nao deveria, porque na natureza nao existe isso, o leao nao é malvado, nem o coelho é um pobre coitado mamifero fragil que será devorado pelo poderoso e opressor e autoritario leao, serial killer, psicotico, Nao ! Na natureza os animais se alinham sem precisar de codigos e conseguem coexistir mesmo assim. Isso leva-nos a perguntar, qual o problema com o homem ? Sentiu-se deprimido em ser mais um animalzinho e quis dominar todos os outros ? Achou que porque tinha a razao deveria reinar, ser a inteligencia do mundo ?

O homem brincando de criar codigos e leis, criou a moral e começou a julgar tudo e todos, criou um maldito código pra se organizar e hoje como eu já disse no outro post, foi escravizado por esse codigo. Começaram a surgir teorias como o pecado original ou entao de outras religioes que pregam que o homem veio ao mundo para ser testado, precisa dar o maximo de si, ou pra se purificar, ou pra merecer a vida eterna, ou pra se alinhas com o cosmo. Por que essa mania de achar que tem algo de errado e que nós seres superiores, pensantes, precisamos corrigir isso antes que seja tarde ! Engraçado, foi a partir dos codigos que conseguimos nos organizar e a crescer populacionalmente, gerando o desequilibrio na propria natureza.

Prosperamos enfim, crescemos populacionalmente, e cresceram os codigos e mais complexos foram ficando, ou seja, a raça humana foi ficando mais e mais complexa, tão complexa que chega a ser idiota, gera neuroses. Voce olha pra natureza as coisas sao simples, a vida nao é esse reino de provaçao, a vida tem valor por si própria, os animais desfrutam da vida apenas, agora nós seres superiores não, somos a razao do cosmos, sabemos de tudo, invetamos deuses, invetamos espiritos, invetamos um monte de teorias estranhas pra explicar a simplicidade que está na nossa frente e parece indecifravel, será que um olhar mais cuidadoso na natureza, nao revelaria a verdade tao procurada ?

Nao entendo o homem criar um codigo pra ele se sentir mal com relaçao a si proprio, inventar teorias pra preencher furos do tamanho do buraco negro, por exemplo a explicaçao do mal no mundo. Estou aqui tomando totalmente a interpretaçao que Nietzsche faz do mundo quando ele diz que porque ao invés do ser humano tentar alinhar o mundo no seu código de moral, ele, ser humano, nao tenta se alinhar com a lei da terra, da natureza, esse é o super homem, aquele que está totalmente alinhado com o mundo. Talvez eu nao concorde com esse super homem, nunca fui fã desse personagem (nem nos quadrinhos), mas penso que realmente o homem poderia buscar isso. Imagine voce brigando com seu filho ou filha por estar brincando com o sexo de uma criança do sexo oposto ou do mesmo sexo: "ei voce sua criança pedofila ! voce vai levar uma surra pro seu bem, voce está corrompida pelo mal, preciso expurgar isso de voce enquanto ainda é pequena", ou entao, uma criança brigando com a outra ou dando tapinhas nos pais ou irmaos: "criança maldita só quer saber de bater nos outros e fazer o mal as pessoas, olhe o sofrimento que voce está causando a esta familia com toda essa violencia ? Voce vai ser surrada pra aprender que nao se deve bater em ninguem nunca, porque assim foi nos ensinado".

Como tem problemas nessas teorias de mal, bem, moral, lei, nossa, e o pior que estou dentro dessa cultura e fui criado assim, sou um filho da cultura, já dizia Dostoievski, será que agora só me resta perceber e calar-me ? Bom estou estudando sobre ciencia cognitiva pra ver se descubro como dar um choque nos meus neuronios, ou entao atingir a parte do meu cerebro que faz a ponte entre percepção sensorial e o trabalho motor, chama-se essa ponte de mente, vamos ver se eu consigo.