domingo, maio 18, 2003

O que é o amor afinal ?

Pude perceber dois tipos de abordagem aqui, a primeira é a da matemática e a segunda é a do significado:

De acordo com o calculo matematico pode-se dizer que alguem ama ou nao, quer dizer basta voce expressar por meio de cartoes, musicas, velas, jantares, declaraçoes, "eu te amo", presentes, sexo, entre outros, que a outra pessoa acaba acreditando que voce realmente ama, mas apesar de tudo isso expresso, até as vezes choros e etc, como saber ? Voce nunca vai saber se alguem te ama ou nao, nunca, voce escolhe uma pessoa pra viver a vida toda sem certeza alguma e é essa a maior virtude do amor, te deixar totalmente sem certeza e nao dar pra fazer um calculo, tem que atirar-se. Ou entao eu ouço muito por ai em programas de auditorio e outras idiotices do senso comum: eu procuro alguem que seja responsavel, inteligente, madura, que lute pelo que deseja, que seja forte ... O que voce quer afinal ? Voce quer alguem que voce nao é pra voce ficar olhando pra essa pessoa e tentar ser igual ? É isso ? Voce ama essa pessoa ou admira essas qualidades ? Vamos calcular entao, se a pessoa tem tais e tais atributos ela me interessa, se nao nao... Vamos colocar uma cerca no nosso amor...

A outra dificuldade é a da significaçao, quer dizer voce diz pra alguem eu te amo, a pessoa nao tem como definir o amor entao puxa o calculo matematico: isso quer dizer que ele vai me dar cartoes, presentes, se importar comigo, me apoiar em momentos de dor e de dificuldade, fazer poesias ... Enquanto isso a outra pessoa imagina que amar alguem é completamente algo diferente, ai se uma ou outra nao corresponde ao modelo esperado, "ai voce me decepcionou, voce disse que me amava" hahaha entao defina o que é amor, se é que voce precisa disso pra amar alguem, é o que eu vejo é que as pessoas nao sabem mais amar, elas sabem calcular, mas amar nao ... e nunca saberao porque nao é técnica, nao é calculo... E as pessoas odeiam isso...

Pra finalizar, aquele exemplo antigo dos namoros passados que atualmente tanto se abomina, ai que cumulo casar com alguem sem conhecer, dizem as pessoas inteligentes, livres e modernas, já provamos nos textos abaixo que é impossivel conhecer alguem, nao se diz o que uma pessoa é pelos atos que ela comete... Se é impossivel conhecer alguem nao tem diferença alguem conhecer ou nao alguem antes de casar, eu vejo como uma coisa muito interessante, passar a vida tentando discubrir um ao outro sabendo que discobrir-se por completo é impossivel, alias nem sei se é possivel o que cada um é na realidade, é mais escolher alguem pra compartilhar talvez sentimentos, momentos, nem sei se isso é possivel tambem considerando que cada pessoa interpreta e sente os fatos de maneiras completamente diferentes, pois é, sobre o amor devemos calar...