domingo, maio 04, 2003

Como ser um ser pensante numa sociedade de caracteristicas pragmáticas, técnicas ? - ou seja, onde aquilo que voce faz tenha que ser de carater util, que sirva pra alguma coisa, ou que produza algo ...

Talvez quando se leia um livro, uma poesia, ou se saia pra dar uma volta se está proporcionando a si mesmo um momento agradavel, um bom sentimento com relaçao a si mesmo, nao sei se um pragmatico neste caso iria interpretar isso como uma maluquice ou uma perda de tempo ... Me sinto mal quando fico em casa um dia inteiro sem fazer absolutamente nada de "util" a quem quer que seja, mas penso que seja de uam utilidade sem limite passar um tempo consigo, sozinho, pensando, refletindo, mas surge em mim o sentimento de inutilidade, "oh nao estou sendo produtivo, preciso correr, fazer algo", nao gosto de sentimento de insatisfaçao comigo mesmo por aproveitar o tempo livre, descansando, será que nao sei desfrutar de um momento sozinho sem me achar um ameba imrpodutiva ?

Voce vê nos filmes enlatados estadunidenses como sao tratados aqueles que bancam os reflexivos, aqueles que pensam de maneira diferente, ou de maneira até romantica às vezes, eu vejo que sao idiotizados, sao ridiculazados, por algum preconceito com relaçao a uma mentalidade europeia que talvez prezasse por desfrutar de momentos sem se importar muito com a produtividade tecnica, ou social. Voce lê alguns livros de escritores europeus e percebe quanto tempo é destinado pra longas palestras, discussoes filosoficas entre os personagens, a importancia e o valor que se dá pra discussao, pra reflexao.

Até estava perguntando pra minha mãe que está se formando na universidade no curso de serviço social, eu disse a ela, mãe voce se acha menos por nao ter um diploma ? Voce acha que só o reconhecimento da academia que voce sabe só ai que voce vai se sentir bem com relaçao a si mesma ? Acho estranho inclusive eu mesmo, com a minha idade de 22 anos preocupado com a valorizaçao que será me dada por uma academia de pessoas. Me deem uma nota, um numero, me deem um trofeu se eu for o melhor aluno, me paguem se eu for inteligente e conseguir uma bolsa, me deem elogios, sorrisos, pais digam que me amam e têm orgulho de mim, meninas fiquem comigo afinal nao sou uma ameba idiota improdutiva, tenho que produzir algo... Realmente somos idiotas, eu principalmente, que sinto isso na pele todo dia e sou um tecnico querendo ser filosofo, de acordo com a minha comparaçao um filho dos estadunidenses(pragmatico, tencico, util) querendo buscar suas raizes indigenas e europeias(reflexivas, filosoficas).

Nao sei o que estou aprendendo nessa academia maldita, se estou aprendendo a estudar porque amo, e gosto e porque isso vale a pena pra mim e é importante pra minha essencia humana, pra mim me conhecer cada vez mais, me sentir mais vivo, ou apenas estou indo na onda de sorrisos de professores, titulaçoes, e presentes dos pais, vós, tios, ei pai eu mereço um carro ganhei um diploma pra voce nao morrer frustrado ! Eu quero gostar do conhecimento por si, mas sou apenas um idiota esperando que alguem me dê um beijo de vitoria quando eu terminar o curso, esperando quatro anos pra poder chorar meia hora de orgulho falso de mim mesmo por ter me enganado por quatro anos, sentir que sou um cretino que nada disso me interessa, nao foi isso que os estados unidos pela televisao me ensinaram, se eu for um produto da sociedade estou justifado pela minha educaçao, agora se eu quiser assumir a minha condiçao de ser humano livre preciso fazer algo com relaçao a isso, isso vai demandar muito esforço de mim mesmo ... afinal alguem me ensina algo sobre querer as coisas por si mesmas ? acho que nessa nem os cristaos poderao me ajudar ... essa reflexao se um dia acabar e eu acho que vou finalmente sentir que estou começando a viver...