segunda-feira, abril 21, 2003

Como entender a liberdade ?

Afinal quando se diz que se quer mais liberdade o que se quer dizer com isso ? Ser livre pra ser uma pedra, pra não precisar se alimentar ? Ser livre das paixões do corpo, das emoçoes ? Ser livre do imposto de renda ? Livre do que e pra que ? Dizia um historiador que quem pergunta pra que serve a liberdade já é um escravo, pensa como tal, a liberdade não tem finalidade nenhuma se nao fim em si mesma.
Você nasce e já é obrigado a ser registrado, ou seja, tornar-se cidadão, você já é podado na sua liberdade, você pode assumir conscientemente isso ou achar que pode fazer o que quiser diante do estado e das leis que regem a sociedade, mas nao pode ! Quem é religioso, ou foi batizado, reclamam dos católicos porque batizam sem saber se a criança quer ser mesmo batizada, mas se voce nao registrar o seu filho ou filha voce vai preso, ai nao tem problema ? Quem disse que voce tem que ser cidadao ? Nao basta ser apenas humano ? Quem disse que voce tem que aceitar todas essas leis que estao ai , só porque só fruto da tradiçao e da cultura ? Ninguem, seus pais acataram, voce acatou, enquanto voce estava brigando com a Igreja que ainda se preocupa em responder as perguntas dos porquês batizar quando criança, o Estado nem responde esse tipo de pergunta sobre a vinculaçao ser ser humano implicar ser cidadao ? Cade a liberdade essas horas ?

Já não se é livre pra decidir entre comer ou não, independente do que voce queira seu organismo constinua a funcionar automaticamente. Voce não é livre pra escolher ser outra coisa que não seja ser ser humano. Só isso já te limita bastante, e ainda assim te imprimem a qualidade de ser cidadao, mas e se as leis precisarem de uma reforma geral ? Como foi feito com o código civil a pouco. Acho que a liberdade é um valor realmente intrinseco no ser humano e o define como tal, faz parte da natureza humana a liberdade ser livre, mas ainda pretendo saber o que é ser livre, o que é liberdade, se é que cabe essa pergunta ...