sábado, maio 31, 2003

Será que alguem produz alguma coisa ?

Parece que o ser humano é mesmo um mero papagaio, bom isso já vai contra a natureza de "ser humano", estamos regredindo nesse sentido, nos frustrando, pois deixamos nossa humanidade pra ficarmos com a papagaice inconsciente. Lá estou eu de novo falando da essencia humana, agora esse papo de papagaio vamos ver a idiotice que vem, observem:

Camus disse, "voce primeiro se habituou a viver para depois começar a pensar", isso significa que, voce e eu, aceitamos premissas sabe-se lá de onde: dos nossos colegas de sala, dos pais, religiao, televisao, desenhos; premissas do tipo: "voce deve ir bem no colégio para ser um bom filho, se voce arruma a cama é porque ama os seus pais, se voce gosta dos seus amigos voce nao bate neles, quem nao vai bem na escola é burro, se voce nao conseguiu uma namorada é porque é feio, se voce nao amar o irmao vai pro inferno, se voce nao faz os deveres mamae fica triste e papai vai sair de casa e além disso a cuca vai te pegar..." E ai voce passou a infancia e adolescencia acreditando nisso, e quanto maior ficava mais premissas estranhas engolia: "se voce nao fizer sexo é porque é gay, voce precisa entrar na universidade se nao é burro ou é vagabundo, se voce nao trabalha é porque é irresponsavel, se voce nao mora sozinho é porque ainda é um "filho de papai"; disculpem o excesso de exemplo é porque eu quero fazer sentir na carne mesmo essas idiotices engolidas dia a dia, muitoooo mastigadas ainda, as 50 vezes como manda os nutricionistas, pra matar a fome de teorias e alimentar a alma, carrega-la de idiotices pra poder "viver em paz" ou no inferno pessoal.

Aí voce e eu, inventamos um dia de começar a pensar, ler livros, ver filmes, escutar musica erudita, e voce e eu estamos por aí conversando, citando os grandes mestres da literatura, os filosofos de renome, quando de repente alguma pessoa entra no meio da conversa e diz: "ei voces, aprendam a pensar por voces mesmos e parem de citar os outros", ai pensamos nós, "bom, a sociedade não é regida por teorias, por premissas, aquelas mesmas aceitas acima ?; então como é possivel alguem vir nos dizer que devemos viver por nós mesmos, se vivemos até agora a custas de teorias dos outros, premissas idiotas aceitas sem questionamento e reflexao, nos habituamos com essas coisas monstruosas, ai vem os dogmáticos que acham-se os libertadores do povo, dizer essas bobagens". Nessas horas prefiro ficar com a humildade e ter apenas a convicçao de no maximo sentir-me consciente das teorias que quero me propor a viver, e as que eu quero engolir, prefiro ficar com as citaçoes a achar que tudo é fruto da minha reflexao pessoal...

Lógico que ainda vou sentir muito de acordo com as premissas que vivi antes, por isso sempre volto a dizer que o ato de libertar-se é custoso, dolorido, porque demanda toda uma reestruturação psico-emocional, sei la, filosofica, de pensamento, é uma empresa gigantesca essa reformulaçao, mas é necessário se realmente o ser humano, ou eu, quero um dia ser movido pelas minhas leis, mesmo que sejam teorias dos outros, mas são os principios que eu aceitei racionalmente e vivencialmente e não uma falsa liberdade que me faça crer que ser livre é ser expressao do que a sociedade pensa sem ter consciencia disso, é a prisao inconsciente. Só falta daqui a pouco as pessoas começarem a achar que foram elas que criaram os conceitos de egocentrismo e alienaçao tao presentes no senso comum, só citei essas duas palavras porque ouço isso toda hora e achei bons exemplos, bom entao fiquem com o vazio do seu ser e aceite a condiçao de papagaio idiota consciente.

Vou escrever mais um parágrafo me refutando pra não ser totalmente pessimista a respeito disso, porque eu mesmo penso muito nisso e isso me incomoda de uma certa maneira, é porque eu tomo muito a sério a premissa que nada vem do nada, então fica dificil de conceber certas coisas, talvez uma análise histórica linguistica biologica tire qualquer peso das minhas costas e me deixe durmir tranquilo e satisfeito com minhas falsas verdades, saber que o ser humano mesmo antes quando não falava ao apontar pras coisas começou os grunhidos e a partir dessa a vontade de linguagem e comunicação foi mais forte e adaptou-se a realidade nova e a partir daí tudo foi se dando, acho que a partir de um vocabulário muito rudimentar se deu todo universo de palavras que temos, mas o interessante são as origens, a capacidade humana de adaptaçao, a vontade, com a influencia direta e forte do meio exigindo uma resposta, a vontade de inter-relaçao proporcionou toda uma gama de evolução linguistica que logo mais o ser humano começou a aprender a fixar as coisas, ou o aparelho biologico nosso foi se adaptando e exigindo a capacidade de memoria, retençao, e a partir daí reflexao e vamô embora, mas é algo tão complexo que não teria como pontuar, só se eu fosse contar em forma de mito ou fábula, mas quem disse que não poderia ser uma verdade ?

Realmente vou ter que ler mais 5.000 livros e depois volto aqui pra continuar esse texto, notaram o tamanho do emprendimento a que me arrisquei, mas muito dos primeiros parágrafos é necessário refletir, mesmo que no final caiamos na verdade de que somos apenas copiadores da natureza, criando meios artificiais e querendo renegar a mãe natureza, querendo não entender as coisas como processos e sim achando que a nossa grandiosíssima razão é a realmente a força criadora como diz a música dos racionais, talvez seja mesmo a força copiadora, e mla copiadora ! Se esse mundo artificial que criamos era uam tentativa de sentirmo-nos mais humanos, acho que a melancolia e angustia pessoal de cada um responde a essa pergunta... prefiro ser um urubu !