sábado, junho 07, 2003

Por que essa vontade de concordar?

Por é tão legal ficar sentando com alguém concordando com todos os pontos de vista da pessoa, ficar professando as mesmas verdades e se alegrar com isso? Isso é paz de espírito? Um grande número de pessoas considera amigo aquele que concorda com as opiniões, acho que esse é justamente o inimigo, no sentido que essa pessoa não te impulsiona pra lugar nenhuma, ela te deixa presa em verdades compartilhadas, e você parece que só se sente bem ao lado dessa pessoa a medida que tem as mesmas idéias que ela, se não por mais que um diga que respeita o outro no fundo um acha que o pensamento diferente alheio corresponde ao errado e que mais hora ou menos hora essa pessoa vai ter que concordar comigo!

Parece que o amigo nesse caso é justamente aquele que discorda de ti, te critica, te ofende (aos argumentos), por favor não entendam isso como uma apologia às analises psicológicas entre pessoas que são normalmente feitas : “você é muito egocêntrico”; Não !!! É mais no sentido de criticar o modo de pensar, a maneira de argumentar, os argumentos, estar em conflito, agita, movimenta, talvez até gere outra coisa, porque você se põe em guerra e isso produz alguma coisa muito interessante! Estou com vontade de me censurar, mas não consigo.

É tão estar perto de pessoas com as mesmas opiniões, porque daí temos bastante tempo pra discutir sobre o café, que tipo de chocolate iremos comer, outro tipo de coisa que não coloque-nos em movimento intelectual. Ficamos ali sentados alegres por concordar em tudo “poxa essa pessoa é tão legal, ela é tão eu”, tudo bem isso coloca a gente em amor às nossas próprias idéias, mas será que isso é bom? Talvez algumas vezes seja divino isso, muito legal, mas às vezes sejam prejudicial e danoso de mais e seja necessário críticas duras e contra-argumentação para abrir os horizontes da questão, por isso que eu não gosto muito desse blog, normalmente ninguém discorda de nada, achei que eu estava escrevendo contra o senso comum, mas quanto mais escrevo mais vejo cheio de senso comum aprovando minhas reflexões, eu sou a voz do senso comum e por isso ele tende a concordar comigo, alias todos nós somos.

Concordar é bom, o que não é bom é achar que discutir com alguém é ruim, isso é tolice ! Concordar sempre não presta, prende você em opiniões, em nome da “paz”, vou até citar Jesus agora “Eu não vim para trazer a paz mas a espada”, então desembainhemos nossas espadas e vamos para o debate, em busca do aprimoramento, da guerra, do avanço humano! A guerra é apreciada por profissionais da tecnologia porque proporciona dependendo da época um alto avanço tecnológico, da mesma forma o ser humano precisa lutar para chegar a si mesmo! Uma guerra que pode ser construída sem matar ninguém, apenas velhas idéias, ou velhas falácias, derrubar edifícios mal construídos de argumentações mal feitas!