sexta-feira, julho 11, 2003

O que é inteligência ?

Quando eu estava no ensino fundamental e médio diziam que eu era inteligente se eu conseguisse decorar um monte de coisas e conseguisse transpo-las da minha mente para uam folha de papel numa certa época, num momento onde eu estaria super nervoso, a capacidade de reproduzir informaçoes em momentos de agitação, se eu fosse bem eu era inteligente senao nao.

Depois quando entre na filosofia, era considerado inteligente a medida que conseguia pensar, interpretar, reconstruir o pensamento de algum pensador, criticar, complementar, fazer associaçoes, ligaçoes, mas tambem sempre me colocavam de tempos em tempos numa situaçao de nervosismo ppara ver como eu me saia. Achei um pouco mais interessante porque as vezes tinhamos trabalhos, e era possivel realiza-los tranquilamente.

É engraçado essas concepçoes de inteligencia que se tem, pro meu pai a unica inteligencia que realmente tem alguma importancia é a capacidade de efetuar calculos complexos, ou seja, utilizar formulas em situaçoes complicadas, ou entao, demonstrar uma formula, entender sobre calculo vetorial, alias ele me disse que na filosofia deveriamos fazer tal curso. Nesse caso inteligencia está associada a chegar a uma conclusao, chegar a um resultado final, a um aplicaçao na prática de alguma fórmula.

No caso da filosofia a inteligencia diz respeito a velocidade de pensamento e interpretaçao, capacidade de perceber as limitaçoes dos autores, as influencias da epoca (mesmo que em nivel muito pequeno), perceber a genialidade de uma explicaçao, mesmo que não dê para ser aplicada, mas apreciar a beleza da explicaçao por ela mesma, todo o caminho de chegada até um dado argumento.

Hoje em dia, ouço falar da inteligencia artistica, emocional, capacidade de interpretar a realidade por outras vias, conseguir captar e interpretar uma paisagem, uma situaçao, um momento... Por mais interessante que pareça, para mim um ocidental pragmático utilitarista não considero esse tipo de capacidade um nivel de inteligencia, considero um tipo de sensibilidade aguçada, mas tambem nunca entendi direito o que é ser inteligente, porque é sempre um conceito que vem de fora e não que nasce intrinsicamente em voce...

Nunca me senti inteligente, mas a questao sobre "o que é inteligencia" sempre me intrigou, espero um dia entender um pouco. Atualmente considero por inteligente aquela pessoa que por gosto, gosta de conhecer, vai atras, lê, tem visao critica, se forma, independente de existir outras pessoas ou nao, independente de ser valorizado por isso ou nao, a pessoa que vai atras do conhecimento por ele proprio acho isso fantastico, me sentirei inteligente quando chegar nesse nivel, acredito até que isso seja uma realizaçao humana fabulosa.