sábado, julho 12, 2003

Educar é preciso...

Já discutiu-se isso num dos comentarios de um post, que a educação só pode pensar em mudar algo se for pensada dentro de uma cultura, a partir dela e devolta a essa, tá ok.

O que eu queria discutir aqui, e essa discussao pra mim é a mais importante, é sobre os metodos educacionais, tudo o que faço, onde vou, o que vejo, sempre tento extrair algo sobre tipos de educaçao... A educação tem possibilidades infinitas, desde educar ao belo, a moral, a educar-se a si proprio, a sensibilidade, educar para ser cidadão consciente, critico, vivo ! Nossa é muito ampla.

O que vemos nas escolas é o terror educacional: decorebas, nenhuma preocuçao com: as atitudes morais, sensibilidade, criatividade, com o desenvolvimento de um tipo de inteligencia que torne os educandos autonomos e prontos para se formarem, isso nao existe... Em casa o que vemos por parte dos pais outro terror: "assista um desenhinho e não me enxa o saco". A televisao é a pior professora que pode existir, ela aos poucos vai criando tipos de cidadaos ansiosos, que entendem muito pouco do que veem, se já é dificil ter uma certo controle de como a criança vai sendo educada pelo meio em que está, imagine agora na frente de uma caixa magica que emana raios coloridos, mostrando diversas situaçoes, falas, valores, e um milhao de coisas... O poder de educar de uma televisao é impensavel. Acho que ela mais destrói a possibilidade de qualquer educação decente posteriormente. Em outras ocasioes se ouve dos pais: "filho antes de brincar faça as tarefas", traduzindo, "antes do prazer vem a dor". Platão já condenava isso no livro As leis, para ele a educação era uma atividade prazerosa como as outras...

Preocupo-me tanto com a educação, porque vejo-me agora com meus 22 aninhos e totalmente sem consciencia biologica, nem historica, nem politica, nem de nada, e daqui a pouco vou ter meus filhos e ai o que eu vou passar a eles ? Vou reproduzir o que ? Quer dizer que eu fiz esses anos na escola, claro eu fui culpado por nao estudar, por nao me motivar, mas acho que a escola, os pais, os colegas, amigos poderiam ter me ajudado a buscar o conhecimento, educar-me... A escola poderia ter um papel fundamental ao orientar os pais com cursos, os pedagogos mesmo poderiam dar cursos sobre as influencias negativas da televisao, sobre a importancia da leitura dos livros para crianças, a escola poderia propor jogos que desenvolvessem a criatividade, capacidade artistica, raciocinio, psicologos, linguistas, matematicos, podiam-se preocupar com metodos que torna-se a aprendizagem prazerosa e empolgante e fizessem da escola um verdadeiro lugar onde o conhecimento fosse o mais importante, o desenvolvimento da comunidade, a formaçao de cidadaos conscientes, eu nao sei o que há em mente na cabeça de diretores, pedagogos, etc...

Os pais tambem não dão a minima pra educação, os mais eruditos lêem um livrinho sobre psicologia educacional, ou se atentam pra essas questoes, nunca uma época pareceu tao despreocupada com a educaçao assim, e parece que isso no nosso país é forte, alguns professores chamam alunos de burros, aceitam um certo tipo de determinismo cultural, social, e acham que realmente "algumas pessoas nao tem capacidade de apreender" em nome desse tipo de crença nao se esforçam para extrair o maximo dos alunos, para resgatar aquilo de mais valioso nas crianças/adolescentes, tdo isso muitas vezes porque afirmam: "eu nao sou pago pra tudo isso", dinheiristas desgraçados, utilitaristas, capitalistas... Nao sei como é nos outros países, mas aqui é terrivel, os graficos que demonstram que em termos de capacidade de assimilar textos (compreensao e não apenas decifrar simbolos) entre estudantes de 15 anos estamos em trigésimo sétimo lugar, imagina se num quesito básico como esses estamos lá embaixo, como vamos fazer os alunos, estudantes se auto educarem ou exigir isso deles em uma universidade, que tipo de cidadao, sociedade está se construindo ?

O tipo de epistemologia utilizada pelo professor em sala de aula, em que todos sentam um atras do outro, o professor tem o conteudo e o aluno nao tem nada, o professor ensina e o aluno aprende, ele fala eu decoro, ele sabe tudo eu nada sei, que tipo de ensino aprendizagem é essa ? Locke já pregava isso, "o aluno é uma folha em branco". Ninguem constroi conhecimento algum desse jeito, se as informaçoes recebidas nao tem já alguma estrutura capaz de decifrar a informaçao, ou seja, faze-la fazer sentido entao todos os dados expostos se perdem... Pura perda de tempo, no meu caso acho que mais de 14 anos, todo dia 4 à 5 horas por dia, pra que ? Pra ficar brincando de ter relaçoes sociais com adolescentes e crianças da minha idade ?

Não compreende-se o que se lê, não se tem visao critica de nada, acha-se Jô Soares um cara bacana e inteligente e idolatra-se senhores como ele, qualquer religiao ou ceita arrasta varios, o Estado, os bancos passam dados que não faz o minimo sentido, numeros soltos no ar, ninguem entende nada e ninguem reclama, vivemos o caos de informaçoes e compreensao, estamos perdidos querendo ser felizes, sei la o que se quer afinal, se quer tomar cervejinha tranquilo e não se esquentar com as coisas, só que essas coisas normalmente dizem pra ti o que voce deve querer, os mecanismos sao sutis e formam opiniao, e tomam todos nós como folhas em branco, e vamos de galho em galho pra morte, achando que somos felizes, acreditando em qualquer ideologia empresarial, de auto-ajuda como se fosse a Revelaçao Divina... temos mais é que ser exterminados desse planeta, deixa a natureza viver, e nós artificialoides de merda que habitemos o inferno criado por nós, esquizofrenicos idiotas...