sexta-feira, julho 18, 2003

Por o que predomina é a moral dos fracos?

Por que somos todos fracos e dependentes? Por que se utiliza de certos momentos na convivencia das pessoas para se sentir forte, para criar uma aparencia, para mostrar-se forte? Será que é tão dificil calar-se e permanecer em silêncio? Por que independente dos olhares alheios não busca-se a simples satisfação consigo próprio? Eu concordo com a frase que diz "O homem só é forte quando sozinho", tirando ela do contexto e dando outra interpretação a ela, o homem realmente mostra-se forte quando ele independente dos olhares alheios consegue se encarar e fazer o que quer fazer, cria conceitos sobre si mesmo independente dos outros, consegue criar um querer sem necessitar de outrem.

Até entendo que a sociedade seja muito interessante para o desenvolvimento humano, mas a sociedade mata o ser humano por que não há equilibrio entre o ser singular e a sociedade, o ser ou dilue-se no todo social ou entao fecha-se. Penso que o homem forte consegue manter-se isolado e em silêncio, independente de haver ou não alguem ele tem a si próprio em primeiro lugar e isso que realmente importa a ele. Não digo que pensar o social não seja importante, alias nao tem como se entender senão a partir dele, mas o que eu penso é que eu não sinto o social, não sinto o todo, eu sinto como eu mesmo então: "Não importa o que os outros fazem do homem, importa é o que homem faz do que os outros fizeram dele" diria Sartre.

A moral dos fracos é algo muito atacado por Nietzsche, mas aqui quero pensar nessa moral dos fracos como algo que esta fora de mim me vigiando, algo fora que determina o que eu devo ser dentro, quer dizer você precisa de ideais que venham de fora para preencher o que há dentro, enquanto não tenta buscar a partir de dentro e jogar pra fora... Não tenta se conhecer, tenta saber o que deve fazer, o que se espera que faça, e não se busca realmente aquilo que é primitivo no ser humano, estou usando Nietzsche talvez de forma inadequada, bom não tenho nenhuma vinculação a interpretadores então me dou esse direito... Se não há Deus, nem algo do alto, nem o olho alheio de vigiando, é só você mesmo que tem o compromisso moral consigo mesmo e com os outros.

A fraqueza vem associada a preguiça, a desmotivação, a apatia, porque realmente fica numa atitude de expectativa do que virá de fora para dentro para mover o ser a algo. Será que a realização humana, seja lá o que for isso, vem de fora? Tem que vir algo de fora dando sentido a vida? E se não tiver sentido no que se vê ai fora, o que se fará? Se não tiver uma explicação religiosa, ou outra qualquer, onde a gente vai buscar sentido pra viver? Espero que tenham comprimidinhos pra isso também... Ao invés de procurar buscar em mim, procuro nas farmácias...

E assim vamos buscando fora o que está dentro, na medida que não tiver algo fora para motivar ou criar a motivação no que há dentro, a gente morre, zumbis, mortos-vivos. Quem eu devo seguir agora? O que eu devo fazer agora? Ei me dêem um modelo de vida perfeita pra eu me realizar? Não tem aqueles guias dizendo qual é a estrada pra felicidade? Acabaram os comprimidinhos que dão sentido pra vida? Como eu vou fazer final de semana? Tem um livro do Paulo Coelho ao menos?