sábado, abril 26, 2003

Como é chato nao poder ser aquilo que voce é.

Você desde criança aprende que é mais legal parecer algo que ser algo propriamente, pois sente a dor do julgamento e da agressao tambem desde pequeno. Começa uma vida de mascaras e de tentativa de agradar as outras pessoas sempre, pra parecer algo mas nao significa que voce tenha que ser realmente aquele algo, apenas pareça que já está ótimo. Se adaptar a sociedade signiica deixar pra lá o que voce é, ou o que voce pensa sobre si, as vezes até o que voce sente, pra parecer aos outros alguem equlibrado, legal, inteligente e outros rotulos idiotas que vao te dar.

Não estou aqui dizendo que a sociedade seja o diabo, embora as vezes eu acho que é, porque ninguem é livre pra escolher nem religiao, nem o aliemento que vai comer, nem se vai ou nao ter que escolvar os dentes e entre outras coisas, apenas uma coisa que quando voce tiver grande e nao vai poder negar é a sua nacionalidade, nem se voce se mate, voce deixa de ser no meu caso brasileiro. Se voce quiser nao escovar os dentes tudo bem, seja um sem dente consciente, um ateu consciente, ou um crente consciente, a unica opçao no caso da nacionalidade é ser um brasileiro consciente e não tem mais opçoes, é como os trangenicos, não tem volta haha.

Entao quer dizer que hoje em dia quem é o que é de verdade ? Todos reclamam que querem ser livres, mas estao sempre se adaptando a padroes sem ter consciencia disso! Que tipo de liberdade é essa ? Não sei ... Sei que depois de um tempo depois de tantos condicionados feitos por mil e um grupos sociais e situaçoes de vida que já nem sei se é possivel discernir claramente o que realmente é proprio de mim ou o que sao os condicionamentos agindo na minha forma de falar, pensar, agir, sentir.

Não o que me define como Daniel realmente, eu sei que sou um cojunto de determinaçoes de fora, nao sei se a liberdade tambem seja algo que a gente tem que se libertar, "ah fui condicionado a isso e isso e aquilo, andar de roupa, ir a missa, e comer pao com presunto e queijo, como sou livre vou negar tudo isso", acho que nao, acho que só o fato de assumir conscientemente essas atividade tonar a pessoa autonoma, porque afinal a palavra autonomia nao significa liberdade plena, nem liberdade dos condicionamentos, mas sim se dar leis, e aceita-las conscientemente !

segunda-feira, abril 21, 2003

Como entender a liberdade ?

Afinal quando se diz que se quer mais liberdade o que se quer dizer com isso ? Ser livre pra ser uma pedra, pra não precisar se alimentar ? Ser livre das paixões do corpo, das emoçoes ? Ser livre do imposto de renda ? Livre do que e pra que ? Dizia um historiador que quem pergunta pra que serve a liberdade já é um escravo, pensa como tal, a liberdade não tem finalidade nenhuma se nao fim em si mesma.
Você nasce e já é obrigado a ser registrado, ou seja, tornar-se cidadão, você já é podado na sua liberdade, você pode assumir conscientemente isso ou achar que pode fazer o que quiser diante do estado e das leis que regem a sociedade, mas nao pode ! Quem é religioso, ou foi batizado, reclamam dos católicos porque batizam sem saber se a criança quer ser mesmo batizada, mas se voce nao registrar o seu filho ou filha voce vai preso, ai nao tem problema ? Quem disse que voce tem que ser cidadao ? Nao basta ser apenas humano ? Quem disse que voce tem que aceitar todas essas leis que estao ai , só porque só fruto da tradiçao e da cultura ? Ninguem, seus pais acataram, voce acatou, enquanto voce estava brigando com a Igreja que ainda se preocupa em responder as perguntas dos porquês batizar quando criança, o Estado nem responde esse tipo de pergunta sobre a vinculaçao ser ser humano implicar ser cidadao ? Cade a liberdade essas horas ?

Já não se é livre pra decidir entre comer ou não, independente do que voce queira seu organismo constinua a funcionar automaticamente. Voce não é livre pra escolher ser outra coisa que não seja ser ser humano. Só isso já te limita bastante, e ainda assim te imprimem a qualidade de ser cidadao, mas e se as leis precisarem de uma reforma geral ? Como foi feito com o código civil a pouco. Acho que a liberdade é um valor realmente intrinseco no ser humano e o define como tal, faz parte da natureza humana a liberdade ser livre, mas ainda pretendo saber o que é ser livre, o que é liberdade, se é que cabe essa pergunta ...