domingo, abril 06, 2003

Quem somos ? O que somos ?

Alguns dizem: voce é bonito, inteligente, culto, espero, engraçado, divertido, simpatico, agradave; outros dizem: retardado, estupido, feio, burro, pseudo-intelectual e por ai vai; Ai eu penso o que eu sou de verdade ? Independente de qualquer julgamento que venha de fora de mim o que eu sou ? Será que eu sou tudo isso, acho que sim, acho que sou entre esse duelo sou os dois, eu serei pra voce aquilo que voce interpretar que eu sou, mas a minha essencia só eu posso encontrar, por isso acho ridiculo alguem dizer: "eu te conheço", o que significa dizer isso afinal ? Voce nunca vê e sente os dois lados ao mesmo tempo.

Acho que a gente nao tem um conceito proprio do que se seja, talvez nao sejamos nada, e sejamos tudo. Por que entao nos sentimos mal por causa do que os outros pensam a respeito de nós, ou aumenta a nossa auto estima os outros acharem algo bom a respeito de nós ? E nós mesmos ? O que achamos de nós é tao fragil que nao conseguimos distinguir. No maximo podemos acreditar, pra nao nos magoar e nos sentir fortes, que somos tudo que há de bom, inteligentes, esperos, bonitos, queridos e amados e que todos nos adoram, criamos essa capa e acreditamos nisso, mas na verdade sabe-se que nao se pode reduzir a um dos lados, se voce é inteligente é burro tambem, se é engraçado é chato tambem, e tem que aprender a viver com essa dualidade dentro de si mesmo.

Viver em sociedade significa que existe modelos pra tudo que voce faz, e na medida que voce nao consegue corresponder a alguns modelos, um lado seu acaba ignorado, e todos passam a te julgar só por outro lado, um exemplo disso é que algumas pessoas desenvolvem incrivel auto estima falam tudo que querem, riem, se divertem, saem, e se sentem as pessoas mais alegres do mundo e do contrario existem sempre pessoas passando por alguma crise existencial em casa por nao chegar muito perto aos modelos a serem alcançados, mas nao significa que um seja diferente do outro, os dois sao iguais no sentido que mantem a dualidade a unica diferença é a maneira como se é ou nao aceito, e é só isso que significa ser ou nao feliz, que bosta nao ...

Penso em tudo isso e no efeito que a consciencia concreta disso pode acarretar e que nao sao simples palavras, mas sim aquilo que corresponde a nossa essencia vazia, cheia de nada, que preenchemos com conceitos de fora. O que é ser feliz ? O que é ser realizado ? Quem é que nao está perdido nessa bosta ora ! Me diz ! Voce é feliz ? Por que? O que significam esses conceitos ??? Baixa estima ? Alta estima ? Feliz ? Triste ? Bonito ? Feio ? Inteligente ? Burro ? O que é tudo isso , me explica por favor ....

Ser ateu é estar na moda e nao perceber as implicaçoes de se dizer isso

Não gosto muito de tratar de questoes de fé, mesmo porquê sinto que muitas pessoas idiotas, acabam sugando seus argumentos pra justificar a não crença propria tambem, parece que apesar de negar ainda há uma relaçao de carinho por aqui, porque afinal voce se entrega a causa da coisa e procura viver de acordo, e as vezes as pessoas nao fizeram a experiencia sincera da coisa e ficam apenas criticando de fora porque acham "baita", "massa". Ser ateu está na moda, todos querem ser ateus, ao mesmo tempo que nao percebe-se o problema que é estar no mundo onde as regras são apenas deduzidas racionalmente e nao tem nenhuma base metafisica, por exemplo deus, para fundamentar todos os principios basicos de convivencia, universal.

Imagina voce vivendo no mundo onde sao os homens que decidem quem deve ou nao morrer, ou quais sao os principios basicos da convivencia humana, quem elabora isso ai, se nao é a biblia quem é ? quem retém poder ecnonomico ? quem tem dinheiro diz quem deve morrer e quem nao deve morrer ? a partir do que vamos dizer que essa pessoa está errada ? Se não há principios fundamentados essencialmente, tudo está a mercê dos homens, já imaginou o problema disso. Isso é só pra começar e agora já pensaram que estranho vir pra um mundo e querer ser feliz ? Pra que isso ? Qual o fundamento disso ? Se não existe a biblia e nem outro livro sagrado por que todas as pessoas continuam buscando os mesmos ideais de realizaçao das religioes ? Existem entao valores que sao considerados universais por todos os seres humanos ? Embasados no que ? Na essencia humana ? Mas na essencia humana não está o homem como filho de Deus, mas sim apenas o homem, com possibilidades de aprendizado, e adaptaçao e nada mais que isso, nao existe um gen que chame felicidade.

É fácil dizer que se é livre e que suas atitudes nao influenciam no mundo e que voce nao acredita em Deus, apesar de correr atras daquilo que a religiao tambem coloca acima de tudo, e tambem a religiao valoriza a liberdade como um valor dos maiores, a diferença é que nas religiao, liberdade é liberdade pra Deus, enquanto qualquer outro tipo de liberdade é apenas prisao, enganaçao ... Ao mesmo tempo que todos se dizem livres por ai, todos se sentem soltos no mundo, sem sentido pra vida, sem saber pra aonde, tentando aceitaçao social, do contrario o suicidio ou depressao ou isolamento. A gente por achar que é livre e que nao age no mundo, e que uma ação nossa é isolada de tudo que acontece gera toda essa indiferença, essa vontade de nada, acaba gerando todos esses "males": fome, miseria, violencia, é tudo fruto dessa falta de consciencia de suas ações.

É tudo muito simples, entrar numa mentalidade de rebanho e parar de se questionar, ao mesmo tempo que tenho minhas duvidas quanto a religiao e suas verdades tenho muito mais duvida quanto a essas modinhas culturais que vamos engolindo seja dos estadounidenses ou dos europeus, continuo sempre disconfiando do que pensam os rebanhos, mesmo com meu vazio existencial vou vivendo ...

Por que não tenho mais fé ?

Primeiro que em termos de fé, aqui quero me referir a uma fé religiosa, pois acredito que ninguem viva sem fé em alguma coisa, a gente por mais racional que se diga ser sempre aceita um monte de premissas que nem sabe de onde tirou, parece mais algo que veio da vivencia que propriamente de uma reflexao racional sobre o assunto, e imagina se fossemos racionalizar tudo que fazemos da nossa vida, seria simples criar um robo que reproduzisse esse modelo.

Bom, mas eu nao queria discutir propriamente sobre isso e sim o porquê de largar a fé religiosa, no meu caso cristã. Porque eu considero que a verdade é algo impossivel de alcançar racionalmente, e nao creio que uma entidade tenha o poder de me fornecer pronta essa verdade. Prefiro a humildade filosofica da busca da verdade, do que o rigor de uma fé que apresenta o que deve-se crer ou entao ir pro inferno, ou ser infeliz. As crenças religiosas para fundamentar o que dizem e sentir que são realmente a Verdade necessitam de uma maneira ou de outra se comparar com os modelos que existem por ai para sentir que realmente tem força, e para provar ao povo que voce pode ser feliz basta engolir certas verdades e praticá-las.

Engraçado que se fala tanto em gratuidade no campo das religioes, mas há sempre a cobrança o julgamento por parte de alguem, e engraçado tambem que o mandamento de nao julgar nunca é observado. Nao entendo muito bem as interpretaçoes que fazem desse tal mandamento para se safarem de todo o rigor que nele contém. Nietzsche denuncia na fé cristã bem isso, qual é a pessoa que faz uma boa ação sem esperar um obrigado em troca, será que a gratuidade nao existe, e o que existe é o reconhecimento "ah tem gente que nao valoriza as boas açoes, ganha tudo e nem agradece - como se diz mesmo ? Obrigado !" Mas pô as açoes nao aprazem que as realiza por si só ? Fazer o bem nao fazer o praticante da boa ação se sentir super contente e realizado e se sentir no caminho da salvação ? Eu nao entendo ...

Um outro motivo pelo qual larguei a fé cristã foi porque cansei de ser pecador, cansei de procurar e nao encontrar fundamento pra essa coisa estranha chamada pecado. Quando era pequeno tive que inventar pecados pra me confessar, porque nao achava que realmente estivesse pecando quando realizava atos considerados pecaminosos. Ficar pensando, será que isso é pecado e eu vou pro inferno por causa disso que fiz ?, ficar se sentindo mal e achando que existe um ser superior que anda me vigiando por ai e só espiando as coisas ruins que faço me deixou sempre muito pensativo, desde pequeno. Mas o estranho tambem é que como eu já disse, se o ser humano é pecador, ele começou a pecar a pouco tempo, pois antes ele era só mais um bixinho que andava por ai, depois que desenvolveu a capacidade de ser consciente de si que o pecado veio a existir, só o ato de pensar implica pecar, o ato de fazer historia tambem, eu nao sei como os teologos se reviram pra explicar isso, mas que muito mal essas teorias fazem, ah isso sim, digo por mim.

Nao estou querendo destruir a religiao, nem que ninguem aceite meus comentarios sobre isso, apenas refletir sobre o assunto, quem se sente bem e consegue aceitar essas verdades de maneira simples e consegue se sentir bem ao viver tudo isso, que otimo, sinto que meu caminho é outro, a razao parece algo divino dentro de nós que pode nos servir como um instrumento fundamental pra compreendermos a nós mesmos e o mundo e deduzir a partir de premissas nao racionais principios morais de convivencia.