segunda-feira, agosto 18, 2003

Por que não gosto da administração?

O administrador é aquele que é o responsável por organizar a empresa, fazer ela dar certo, ou então, fazê-la prosperar de maneira eficaz, inicialmente a ciência da administração era responsável por calcular a quantidade de movimentos que um funcionário faria pra realizar uma tal tarefa, então o administrador ficava observando os movimentos e vendo no que o funcionário estava "enrolando" e não estava sendo produtivo. Quanto mais ele conseguir tornar as pessoas robôs, ou as aproximar disso, mais bem sucedido ele será, ele deverá usar de todos os mecanismos existentes para o funcionário crer que está num ambiente familiar, que a empresa quer o seu bem e que todos vão crescer juntos com o avanço da empresa, num raciocínio simples, quanto mais dinheiro pro patrão mais dinheiro pro funcionário também...

O administrador entra na empresa e procura ver os erros, aquilo que não está de acordo com o modelo de empresa eficaz e eficiente que ele leu nos manuais, procura adaptar a realidade atual ao modelo que ele tem em mente, usando das técnicas propostas nos manuais, estuda um pouco de psicologia, sociologia, tudo muito breve, ele precisa aprender a manipular os seres humanos, fazê-los gostar de algo que aparentemente eles não gostam, primeiro que os seres humanos já tiveram que aprender a uma porção de coisas que nunca fizeram antes: acordar cedo, ter que trabalhar oito horas por dia em algo que não tem muitas vezes nada a ver consigo mesmo, final do ano comemorar o décimo terceiro, associar eficiência a chegar em tempo na empresa; presumo que na idade média ninguém era eficiente, quando não havia relógios, devia ser um momento negro do ponto de vista administrativo, aquilo que não vise lucro e não contribua para o aumento da produtividade não diz respeito ao interesse da administração.

Marketing pessoal, vista-se bem, você pode ser contratado, porque afinal quem quer ver pessoas feias? A feiúra não leva você longe, a menos que a empresa queira melhorar o seu marketing empresarial e mostrar como ela (empresa) dá espaço também as pessoas feias e mostrar assim que a bondade cristã está presente também nesse meio tão demoníaco. Responsabilidade social, "as empresas de hoje em diante são obrigadas a gastar um pouco com as plantinhas e com aquelas pessoas feias e imundas que não querem montar seus pequenos negócios e serem ricos e felizes, se as empresas não fizerem isso não receberam mais incentivo fiscal". Você pode montar seu buteco, vender seus trocinhos, de repente vem uma magastore e muda-se para o seu lado, destrói os seus negócios, arruina a sua vida, te oferece um empreguinho "xoxo" e dizem pra te consolar "nada pessoal, são apenas negócios", e o administrador aplaude, fica feliz, e pensa a partir daí como transformar o novo estabelecimento num local mais produtivo, e todos saem felizes e ricos.

Vejamos os casos dos administradores que querem mudar o mundo a partir de dentro das empresas: o administrador entra na empresa e tenta fazer o papel de assistente social, psicologo e procura ver o lado dos trabalhadores, procura contrabalancear os dois lados, como? "Chefe acho que se fizermos tal coisa para os trabalhadores, se dermos um bonus, eles trabalham no domingo, vamos organizar uma competição, quem for mais criativo ganha 100 reais, puxa que legal bem quando meu filho está com pneumonia e eu não tenho dinheiro pra comprar os remédios, vou entrar nessa", viram, todos ficam felizes !:) Se o filho do trabalhador estiver doente, dispense-o, porque funcionário feliz, funcionário produtivo. Vamos usar de métodos religiosos, como o budismo para tornar nossa empresa mais eficiente. Precisamos alcançar o sucesso ora ! Isso é que é viver ! Ser feliz ! Sucesso ! "I´m can´t be a loser", eu quero vencer na vida, venci na vida, tenho dinheiro, venci na vida, sou um robô, sou um ser humano realizado, alcancei os meus objetivos.

Fico pensando como seriam em outras épocas onde não existiam os conceitos como marketing, eficácia, eficiência, empreendedorismo, sucesso... Acho que as pessoas eram talvez mais humanas, esses conceitos administrativos tornaram a vida uma fórmula, "temos aqui o segredo pro sucesso", nossa época é mágica, se ela descobriu enfim qual o sentido do ser humano estar nesse planeta estranho, "ser bem sucedido", não importa que muita gente passe fome no mundo, essas pessoas no fundo são apenas malandrinhas e não querem produzir, temos que produzir ! Por que? Porque sim ! Temos comida sobrando pra todo canto, estragando por ai, mas temos que produzir mais, temos que produzir mais carros, pra que? Porque sim, temos os pátios lotados mas precisamos de um pouco mais...

A educação tornou-se a educação para eficiência, pro empreendedorismo, a competição já é instigada com direito a bonus em forma de notas, propõe um suposto filósofo atual Pierre Levy: "façamos competições interessantes do tipo: quem é mais criativo?", ah sim sr. filósofo me ensine a medir o nivel de criatividade nos seres humanos, despreze também a história da criança, o que a escola constribuiu pra criança desenvolver suas aptidões, pra vocês verem, é o demônio, só pode ser produto de alguma força demoníaca que torna até a filosofia um mecanismo de transformar as pessoas em robôs competitivos, rezemos então pelo dia em que os robôs tomem conta de todos esses serviços desgraçados, para enfim dedicarmo-nos a nossa humanidade, "isso é papo de maconheiro que não quer ser alguém na vida", considerando que só se é alguém se se tem sucesso, muita gente é ninguém então, em meio a tantos ninguéns vemos os bem sucedidos administradores e suas vidas bem administradas, porque afinal quem não sabe ser feliz e encontrar um sentido pra vida e se situar na história da humanidade é porque não leu direito os manuais administrativos!

Dirão que os gregos foram bem sucedidos, mas os gregos só se dedicavam ao ócio, ai vão puxar o Domenico Dimasi com o seu ócio criativo, trabalhar pros gregos era coisa de escravo, os homens livres dedicavam-se a filosofia, as discussoes políticas, ao futuro da pólis, e não ao acúmulo de riqueza, isso diz respeito as pessoas que não buscam a virtude, como os escravos. Nem Napoleão estava preocupado em ficar rico, queria dedicar-se aos seus estudos de matemática, ao conhecimento em geral, foi ao Egito, e os franceses (possivelmente administradores) disseram que foi mal sucedido pois só perdeu dinheiro e homens, e ele gabou-se por ter buscando e encontrado uma vasta gama de conhecimentos, ainda não descobertos pela humanidade. A revolução Industrial nos deu algo que nunca poderemos ser tão gratos a oportunidade de produzirmos em largas escalas, enxer o mundo de coisas, tornar-nos de um tamanho jamais imaginado, destruir o mundo, obrigar os homens a aprender a trabalhar pros outros em troca de ninharias, obrigar o homem a reduzir sua humanidade a ações que podem muito bem serem realizadas por robôs, a esquecer a arte, a poesia a filosofia em nome da produção eficaz e eficiente. A técnica nos dominou, nos tornou mais bem sucedidos e menos humanos, ironia não ?