sábado, outubro 11, 2003

A filosofia por aí...

Imaginemos porque a filosofia é tão bem vista nos âmbitos academicos, tanto é assim que as verbas pra ela cada vez mais vão se esgotando, ao menos no Brazil, terra de filósofos, tudo bem temos o doutor Newton da Costa com a sua lógica paraconsistente que 99% das pessoas nunca ouviu falar, ou então o professor Oswaldo Porchat, cético brasileiro, que outros 99% dos brasileiros nunca ouviram falar. Bom primeiramente é estranho de falar de filosofia no brazil já que o país tem uma péssima noção de história, portanto não faz nem idéia das repercussoes das idéias filosoficas em ambito mundial, a filosofia atualmente serve como reflexão sobre a moral, aliás nem isso, caiu a disciplina de religião em muitos colégios, então achou-se mais bonito falar que a filosofia dada no segundo grau é a ética, discute-se assuntos como: "aborto, eutanásia, violência, sexo, preconceito", sendo que a filosofia não tem respostas pra isso, se tem é uma, mas são tantos os filósofos que ficaria dificil basear neles os princípios que a sociedade deseja.

Nas universidades a matéria filosofia em outros cursos é uma idiotice só, esses dias perguntava eu a minha mãe por que ter filosofia no curso de serviço social, ela disse que era importante, então perguntei a ela por que aprender Tales de Mileto poderia ser importante no curso de serviço social, e ela começou a rir e disse que talvez a alegoria da caverna de Platão fosse importante, porque afinal as pessoas estavam lá acorrentadas, alienadas e não conseguiam ver o sol, quando de repente uma delas saiu, contemplou o sol e voltou para falar da Verdade aos outros, bom acho que Platão não queria ser o antecessor de Karl Marx, mesmo porque Platão odiava a democracia, detestava o consenso, tanto que ele recomendava o que o rei fosse o filósofo.

Em psicologia tem também essa cadeira de filosofia, na administração, na medicina, até lá, na física, na agronomia por incrivel que pareça, na história, na contabilidade (meu deus), no direito, de todos esses cursos em alguns a filosofia dada é interessante, como no direito, a filosofia do direito, refletir filosoficamente a respeito da lei, suas implicações, um pouco de interpretação, na agronomia é mais uma filosofia da ciencia, o que é ciencia, o que seria objetividade cientifica, isso existe? não ? por que? Paradigmas da ciência classica, moderna, contemporanea, em historia, filosofia da historia, epistemologia das ciencias humanas, em que sentido a historia é ciencia, por que? Na medicina discute-se um pouco de ética, bioética, sei lá se com muita profundidade filosofica. Na psicologia é uma palhaçada sem sentido, estuda-se alguns livros introdutórios de filosofia onde não pega-se noção geral alguma de um possível método filosofico, deveria ter filosofia da mente, epistemologia das ciencias da vida, a critica da filosofia a psicanalise, comentarios sobre a psicologia existencial, as bases fenomenologicas da gestalt, a critica ao dualismo, muita coisa teria por trabalhar, mas ao invés disso prefere-se ficar brincando. Na administração é a mesma palahçada, ao invés de criticar os modelos fordistas e tayloristas, ao invés de se aprofundar numa critica ou comentário sobre a ciência administrativa, se apresenta "bobagens", introduções tolas.

Penso que a noção da história falta a muitos, inclusive a mim, sobre a repercussão das discussoes filosoficas no contexto da historia do mundo. Só de ver o simples detalhe de porque a religião não dá mais conta de explicar o mundo, e porque isso mudou para a ciência, e como Kant introduziu um ceticismo com relação as proprias explicações filosoficas, (desgraçado), a crença na ciencia (sendo que ela não explica nada apenas descreve) vive-se em muita parte uma moral situacionista, ou seja, dependendo da situação me posiciono de um jeito ou de outro, visando sempre as consequências (o que Kant reprovaria) do que a própria ação em si. É interessante ver Descartes tentar explicar a geografia do mundo a partir do dilúvio e de como isso realmente tenta explicar o mundo, hoje em dia a religião dá apenas seu ponto de vista moral sobre o mundo, o que ninguém gosta, pois é muito rígido pros tempos atuais, onde todos são tolerantes. Acho que é importante ver também como os filósofos tomam as descrições científicas, tomam no sentido de verem suas implicações, as consequencias de adotar um tal modelo de explicação, por exemplo na renascença onde tirou-se o centro do universo da terra para se colocar no sol, que implicações teve isso, a filosofia responde, mas quem quer saber?

A filosofia está meio jogada por ai, sem ter o que fazer, atualmente se vê a filosofia atrelada a ciência, são os filósofos da ciência, mas qualquer cientista respeitado faz filosofia da sua ciência, ou seja, se pergunta sobre os fundamentos últimos da sua pesquisa. No direito talvez se discuta bastante, na ética que atualmente anda discutindo bastante as questões de fundamento, onde fundamentar uma ética, esse é um grande problema atualmente, diversos filósofos dão respostas, não sei como anda a filosofia da lógica, eu sei da lógica paraconsistente do professor Newton da Costa, "sei", ouvi falar. Talvez a filosofia da história junto com a filosofia da política possam ajudar a fazer algum tipo de análise do contexto político atual, isso quem disse foi um professor das ciências sociais, coordenador de um doutorado interdisciplinar. Tem essa tal de semiótica por ai, teoria dos objetos, as relações de percepção, quer dizer, como um sujeito ao falar o mundo por meio de signos faz-se entender a um ouvinte, filosofia da linguagem. As implicações da mecânica quantica para a ética, segundo um professor da filosofia é o que irá revolucionar, e segundo ele o filósofo Steven French é o cara mais quente que há.

Estou perdido entre o tal do direito, a política, a ética e a educação, áreas que mais me chamam a atenção, poxa eu adorava os algoritmos da lógica, talvez um dia eu volte a gostar deles de novo, quando entender o tal do Frege ou o Quine, até lá tenho muito pra ruminar.