segunda-feira, dezembro 29, 2003

Não existe técnica inocente! Nem técnicos inocentes!

Não existe técnica inocente! Nem técnicos inocentes!

Não procurem se safar engenheiros e outros técnicos de nossa sociedade atual, vocês são culpados por tudo isso que ocorre, ainda mais que tem títulos universitários, são os intelectuais esclarecidos, mas mesmo negam a sua liberdade em nome dos discursos famosos: "é tudo vê né cara tenho que sustentar a minha família, ganhar meu dinheirinho, comprar minhas coisinhas, o que é que eu posso fazer, a revolução?"; tenho pena desses ignorantes desse tipo e discurso, procuro entender o lado deles, pois já que não estudaram nada de história, de política, filosofia, sociologia, não conseguem fazer nenhum tipo de análise crítica para a partir daí repensar suas formas de agir no mundo!

Por que são os engenheiros culpados se eles somente põe em prática as técnicas que aprenderam? Oh não seria exagero demais de sua parte, Daniel? Realmente fui equivocado, a técnica é neutra e a culpa é do mercado malígno que quer só o consumo para poder se manter sempre girando e com isso manter a economia sempre feliz :) Talvez haja um pouco de culpabilidade aí sim, por acaso a técnica se realiza sozinha? Não; e a técnica funciona a serviço de quem? do bem-estar das pessoas? Supostamente sim; mas então por que existem tantas pessoas não usufruindo dos benefícios de uma coisa tão maravilhosa? Ah porque o mercado não quer, os homens malvados que ninguém conhece chamados de grandes empresários são malévolos e não querem que mais de 2/3 da população mundial seja feliz com o mínimo de condições dignas a sua sobrevivência? Mas então como esses senhores ganham aplausos, admiração nossa, alguns deles são até modelos de vida bem sucedida e feliz? Estranho mundo esse.

Os engenheiros são culpados sim! Porque eles vêem que a técnica está a serviço da economia, do mercado, vêem que cada vez mais existe engenharias, mas nem por isso a qualidade de vida da população mundial melhorou, afinal que técnica é essa que exclui 2/3 da populaçao mundial, se não existem engenheiros para realizar esse tipo de serviço, quem o fará? O mercado? Ele não age sozinho, age na mão de cada profissional, logo a engenharia é culpada, e cada ato de um engenheiro que põe em primeiro lugar o mercado e não o povo é culpado e merece pagar por isso diante do tribunal do povo. Cada adolescente idiota que escolhe tal curso (engenharia) como seu, está legitimando toda essa lógica, se somos realmente livres e queremos ter responsabilizadade pelas nossas escolhas, devemos então pagar por isso! "Ah não pode culpar o profissional por realizar o seu trabalho, devemos tentar mudar a partir de dentro", a partir de dentro ninguém muda nada, quando se entra dentro (se é que algum dia já se esteve fora) não há saídas, estando dentro dele dizemos "ah você vê eu tenho que trabalhar, estou garantido aqui, não posso por tudo a perder, tenho família, casa, e tudo mais, o que eu vou fazer, né, deixa isso pra lá", a segurança econômica individual é mais importante que lutar por condições dignas de mais de 2/3 da população mundial? E eles, quem vai chorar por eles? Madre Tereza de Calcutá? para depois nós beatificarmos ela por tudo aquilo que não fazemos e que não queremos ser responsabilizados?

Se o profissional vê que o trabalho dele não melhora as condições de vida do povo, se vê que está trabalhando apenas para o lucro de grandes corporações, e não faz nada, ele não tem culpa por isso? Ele não é cúmplice? É como me contratarem para matar alguém e dizer: "mas eu estava apenas cumprindo ordens"; esse é o mesmo argumento que os oficiais de III Reich usaram para se justificar da morte dos judeus. Se você vê que tudo é assim e não sabe o que fazer, acha que a solução é entrar num partido político? Andar pelos morros fazendo ações sociais para o seu ego, etc; quem sabe você muda suas escolhas no mundo, suas práticas, seu modo de agir e pensar esse mundo, isso é o máximo que você pode estar fazendo, pois isso te liberta de qualquer prática artificial assistencialista que possa passar pela sua cabeça! Não existe neutralidade, a gente faz escolhas, ao escolher um tipo de educação, um tipo de curso, um modo de realcionar-me com o mundo, estou me posicionando politicamente, não posso dizer que não tenho culpa, o mundo se encontra nessa situação porque ninguém tem noção de culpa, de responsabilidade! É impossível isso! Não é aceitável depois de mais de 2500 anos de civilização ocidental ainda dizermos esse tipo de coisa!

O que temos hoje é a legitimação do que ocorre pondo a culpa em todos, de quem é a culpa do mal no mundo? de todos, segundo a lógica, se a culpa é de todos ela acaba sendo culpa de ninguém. Todos estamos justificados. Ninguém precisa se preocupar com isso, os engenheiros estão justificados. "Se todos amássemos uns aos outros o mundo seria melhor, mas como não fazemos, então tudo bem, vamos curtir a vida", que espécie de discursos medíocre é esse? Que burrice é essa? Não é questão de amar ninguém, é questão de garantir condições de vida digna a todos os habitantes dessa porra de planeta! E isso é o que? Idiotice esquerdista? A questão não é o amor aos irmãos, nem sermos bonzinhos, nem todos termos um pouquinho para que todos sejamos iguais, a questão é lutarmos pra garantir aquilo que for digno para as pessoas!