quarta-feira, setembro 03, 2003

Conhecimento, inteligência, informaçao, progresso, “sabedoria”

Pelo amor de deus parem de dizer que o conhecimento torna os seres humanos melhores, que bosta, não torna ! Em coro dizem: “todo mundo sabe disso seu idiota, isso é óbvio”, vejamos então se isso é óbvio. Não agüento mais ver meus amigos, colegas, conhecidos falando que “todo mundo é alienado” e que “a escola tornará nossa sociedade melhor”, “as pessoas não pensam por isso estão na condição que estão”, não agüento mais, tomara que esse texto sirva pra algo!

Pra começar esse texto quero começar citando um fato que é curioso e mata já de início essa tal obviedade que existe nesse tipo de discurso, todos aparentemente sabem então que o conhecimento de nada serve pras as coisas mais importantes da vida, como sentido pra vida, como se mover no mundo, etc etc etc, tudo bem, engraçado então, em grande peso, os universitários com os quais convivo, admitirem que as pessoas que acreditam em uma religião são idiotas, estúpidos, mesquinhos, e enquanto os universitários, ah esses sim, inteligentes, cientistas, “feras”; ué mas o conhecimento não deixa ninguém melhor ora, sim nós sabemos, por favor revisem suas idéias.

A religião é ideologia, é alienação, oh meu deus que grandes verdades, sim e me digam, o que não é ideologia, o que não é alienação. A religião dá sentido pra vida das pessoas, ela diz que se o fiel seguir tais passos ele será feliz necessariamente, e se aparentemente pras outras pessoas ele não parece feliz ele tem a felicidade eterna garantida, pra que mais ? Está ótimo. Bom, os universitários que não acreditam em empreendimentos que tornam eles alienados, transmitem ideologia, são alienados pelo mercado do trabalho, são prostitutas pois se vendem por dinheiro, aceitam a ideologia empresarial-mercadologica com mais fidelidade que os religiosos e têm a cara de pau de chamar alguém de idiota e alienado? Não sei que planeta é esse, é muito estranho, só sei disso.

Dizem que a religião dá explicações mágicas pra acontecimentos terrenos, dizem isso porque aliás é muito claro entender que em nível subatômico por exemplo o principio de identidade não é válido, isso quer dizer o que, não sei até onde sou eu e começa uma mesa, cadeira, sim, essa é a ciência que dá sentido pra vida das pessoas, a ciência que não consegue provar uma droga de um átomo, não explica o que é a morte, o que é a vida, quer dizer não explica nada sobre as questões mais fundamentais da vida, ah não podemos ser radical e nos iludir com discursos irracionais, quem é irracional afinal, o cientista e seu acelerador de partículas ou o religioso e sua fé ?

Então quer dizer que o conhecimento nos torna melhores, nos ajuda a discernir o que é alienação e o que não é, bom aparentemente não usamos esse tipo de conhecimento pois vivemos o dia todo presos em crenças idiotas que não conseguem obter uma justificação decente, submetidas a avaliação rigoroso não passam de falácias idiotas com pretensão de Verdade, e agora universitários me expliquem o conhecimento, o que é essa droga afinal?

Ainda tem uns que confundem informação e conhecimento, então se conhecimento e informação são as mesmas coisas então quem tem mais oportunidade de obter informações por conseguinte tem mais conhecimento, com essa tese podemos dizer que é possível que um robô se iguale ao ser humano, porque um robô aparentemente não conhece nada, ele apenas obtém diversas informações e trabalha com elas, então se dizemos que conhecimento é igual a informação, então os robôs são os seres mais cheios de conhecimento, “eu gostaria de comprar aquele computador ali, ele tem conhecimentos em que área?”. O ser humano segundo Piaget pode chamar de conhecimento aquilo que é construído mentalmente, são feitas sinapses no seu cérebro, ou seja ligações, a estrutura mental muda a partir de uma nova construção, não é a mera assimilação passiva de uma informação, mas sim a tentativa de usar as ligações já existentes para compreender um determinado assunto, cria novas ligações a partir da reflexão sobre a informação nova.

Mas voltemos a questão do conhecimento, pois me intriga e muito. Dizemos que o conhecimento não torna ninguém melhor, mas entre escolher um doutor em pedagogia e uma babá para educar nosso filho não temos dúvida do que escolher, aquele que for mais barato (foi apenas uma brincadeira). Escolheríamos se o dinheiro desse o “melhor” para nossos filhos, me pergunto então, o que é o melhor? Aparentemente o doutor, considerando a fé que temos no poder do conhecimento. Até dizemos: “conhecer é poder”, o que significa isso, se dizemos que ninguém é melhor por causa do conhecimento? Não faz sentido não é mesmo? Quem tem conhecimento tem o poder de enganar os outros, ou simplesmente de se enganar, ou se iludir que a vida realmente dependa mais do conhecimento do que da própria experiência de vida neste mundo. Dostoievski diz na novela Sonho de um homem ridículo: “adoramos mais o conhecimento da felicidade do que da felicidade”, alguém diz que não?

Quem tem conhecimento está evoluindo dizem, segundo um amigo meu biólogo o termo evolução nada tem a ver com a idéia de progresso, pois a evolução é apenas adaptação, será que adaptar-se a novas condições quer dizer o mesmo que progredir? Será que o progresso é válido? Como vamos saber que estamos mais ou menos, será que estamos subindo ou descendo, “na idade média todos eram alienados pois acreditavam na Igreja”, “os egípcios eram burros pois acreditavam em vida após a morte, construíam suas vidas em meio a templos e pirâmides”. Tendemos a crer que os outros povos eram estúpidos e nós somos os inteligentes, nós povo científico, nós somos tolerantes aceitamos várias verdades, ou melhor, aceitamos que cada um tenha a sua verdade e vivemos em paz com isso, mesmo sabendo que o termo Verdade só tem sentido se usado no sentido universal.

Não acreditamos no conhecimento, mas bem que ficamos com os dois pés atrás de eleger esse analfabeto do Lula, nós não acreditamos no conhecimento, mas queremos que nossos filhos, exigimos de nós que aprendamos direitinho, façamos universidade, para ser supostamente alguém na vida, pois quem não tem conhecimento não é ninguém, usamos de bondade pra falar dessas pessoas, temos sempre piedade ao ver uma pessoa não universitária se expressar, “pode falar seu ignorantezinho, diga qual o problema do brazil seu burro, o que precisamos fazer pro mundo ser melhor seu estúpido não-escolarizado”. Engraçado termos esse tipo de crença, mais acredito que a maioria sabe que os maiores cargos nas administrações dos estados são ocupados por gente que não é concursada (lá vem ele com o óbvio), por exemplo temos um físico e Poeta que é o Grando administrando a FATMA, órgão que fiscaliza as áreas de preservação em Santa Catarina, que engraçado, as pessoas que amam o conhecimento deveriam exigir concursos também pra esse tipo de coisa, afinal precisamos do conhecimento no poder.

Quanto mais conhecimento mais sábio somos, até confundimos os termos normalmente, justamente porque acreditamos que o conhecimento deixará nós mais sábios. A igreja católica por exemplo exige de seus padres que tenham um longo estudo para afinal dizer o que é a Verdade com maior precisão, para lhes dar sabedoria para administrar o povo de Deus, exige longo estudo de filosofia (3-5 anos), exige também estudo de teologia (4 anos em média), para enfim os pastores saberem o que dizer pro povo estúpido que não consegue entender os preceitos divinos e que necessitam de alguém que esclareça como as coisas devem ser. Não gosto muito de falar da Igreja porque afinal os críticos (adolescentes, universitários, idiotas em geral) tendem a tomar a igreja apenas do ponto de vista econômico, consideram que pastores, padres, papa, estão todos unidos pra arrecadar o máximo de dinheiro, mas esses “críticos” (se é que dá para chama-los assim, porque pra mim são idiotinhas) não levam em conta o sentido pra vida que a religião dá para as pessoas, ou seja, um instrumento que dá um guia explicando como devemos viver, de onde viemos e para onde vamos, bom isso aparentemente é idiotice para alguém que crê no conhecimento e considera essas coisas idiotices, realmente o importante é fazer ciência mesmo que ela não dê sentido algum pra vida, mas não podemos parar porque não somos como esses idiotas religiosos que acreditam em qualquer babaquice.

Diante desses fatos inclino-me a achar que idiota é quem crê que o conhecimento um dia dará algo de substancial para se viver a vida, dará cada vez mais dúvidas e levantará cada vez mais questões que irão iludir o homem, enquanto que as religiões, as pessoas estúpidas, essas procuram a partir da Verdade que acolhem ser felizes de uma vez, mesmo alienadas, mas ao menos contentes com sua alienação, e nós os conhecedores tão inteligentes estamos ai a espera que um guru do conhecimento venha e nos diga o que é o ser humano, o que é a sociedade, como devemos educar nossos filhos, o que devemos fazer para ser felizes na vida, alguém nos diga, mas não queremos ser alienados. Aliás, me vem a dúvida é possível viver sem ser alienado, qual é a melhor ou pior alienação? Quem é atrasado e quem está progredindo? Vou buscar na Bíblia, Alcorão, Tora, Livros dos Espíritos..., ou em teses de doutorado sobre analises do homem, da psique humana, da vida em sociedade... Conhecimento é poder, poder se perder e achar-se encontrado, centrado, sábio, inteligente, ascendendo na escala do saber, estamos subindo ou descendo?

Algo que eu li num gibi: por que não oferecem curso pra presidente na universidade? E quem iria ensina-lo?

Esse assunto me empolga tanto que não dá vontade de parar de escrever, ao mesmo tempo que me incomoda tanto, por exemplo se soubéssemos realmente o que fazer já teríamos feito, por que FHC pediu três empréstimos ao FMI, ele é doutor em sociologia, analítico da sociedade, professor até em universidade francesas (aclamadas entre os acadêmicos como as melhores) analítico da situação econômica, tinha as melhores cabeças a seu dispor, o que aconteceu droga? Porque quando você tem a Verdade não tem como não coloca-la em prática, não existe mais lugar pra escolha, o campo agora tornou-se o da necessidade, tem que se fazer ! Quando você tem a escolha por exemplo você não sabe o que irá acontecer se escolher uma coisa ou outra, por exemplo: você está entre mudar o mundo ou não muda-lo, “ah mais o mundo é muito grande não dará em nada ...”, ou então, “vou mudar o mundo dará certo, meu exemplo se tornará exemplo de vários e será simples...”, isso são possibilidades que são feitas antes da escolha, mas ao escolher você não tem controle do que possa acontecer, “ah eu já sabia”, se você já sabia por que escolheu ? Se você já sabe o que fazer, faça droga! (necessidade) Se você não sabe o que fazer ai tudo bem, você faz uma aposta, pode dar certo ou não (escolha). Para todos FHC por ser o “mais bem preparado” teria maior aptidão para fazer isso, fez ? O ignorante do Lula por enquanto administra um orçamento estipulado no ano passado, vários acordos assinados por Fernando Henrique Cardoso. Vamos ver o que fará esse tal de Lula, mas engraçado, tenho mais fé nesse ignorante que naquele doutor.