sábado, março 01, 2003

Ultimamente como já confessei num blog anterior, tenho me sentido muito mal com relaçao a trabalho, nao saber o que fazer da vida, pra aonde ir, e ainda que nao sei por quê, eu fico me preocupando em nao passar uma imagem de cara perdido, que nao sabe pra aonde vai, mas acho isso uma idiotice as vezes, já outras vezes me sinto mal por estar nessa situação.

Sempre penso na afirmaçao de Aristóteles que o "ser humano por natureza anseia conhecer", é mais ou menos essa a idéia (não transcrevi), partindo dessa afirmação imagine-se diante de um vestibular com um quadro extenso de cursos, e voce ali perplexo pensando qual vai agradar mais os seus pais, qual vai trazer maior beneficios financeiros e sociais, qual vai mostrar pros finalmente que voce se ajeitou ou entao que voce se realizou, "se deu bem" na linguagem popular, uma profissao que seus conhecidos mais queridos fiquem orgulhosos de ter voce como amigo, logicamente essas coisas estão todas intrinsicamente na gente por tras de alguma escolhe, em nivel inconsciente talvez.

Voce perdido na frente de um quadrinho, vendo os curriculos, vendo as areas de atuação, ouvindo depoimentos, até, para os mais curiosos que chagam a fazer um semestre pra conhecer o curso ou leiem algum livro sobre, voce tentando se sentir pertecido ao ambiente em questão, chega fecha seus olhinhos e marca com a caneta o que voce será dá sua vida, como vai ser estruturada a sua vida ao menos no campo profissional que obviamente vai refletir na forma como voce vive.

Escolhi filosofia, pois achei que precisava crescer, evoluir, ser menos idiota, ser mais tolerante, me conhecer mais, vejo que até quanto a tolerância estou até mais tolerante, mas em outros aspectos noto pouca mudança, e agora alias nao sei mais o que é ser melhor ou pior, perdi essa noção, vejo uma religiao que antes eu era adepto de uma forma até firme, já agora eu fico mais ao largo observando como as pessoas que conhecem algo e consideram bom querem que todos façam aquilo, parece que a coisa em questão não apraz somente por ela, ela precisa que muita gente a faça para provar pra quem está dentro da religiao no caso se sinta bem, isso ocorre tambem nos dialogos, quando voce fala alguma coisa, normalmente alguem pensa :"quem é esse cara, ele se deu bem na vida, quanto ganha, é feliz", se cumprir um numero máximo de quesitos nessas questões, ou seja, for uma pessoa "realizada" as pessoas até param pra te ler e ouvir, se nao, é só mais um zé aí bancando o filosofo, que nem eu, acho que o exemplo mais forte disso é a venda e publicidade tão forte de artistas, que considerados realizados são copiados por milhoes.

Penso tambem que pra não morrer de fome nesse nosso mundo atual é necessário ser um técnico filosofo de alguma coisa, seja médico, engenheiro, são só técnicos, alias essa é outra reflexão profunda: "o mundo atual diz-se evoludio, porque ao contrário de tempos remotos, hoje em dia temos um fogão, televisão, geladeira, enquanto os nossos antepassados eram burros e não evoluidos, somos uma sociedade técnica evoluída", uma grande idiotice, mas engula se quiser é de graça...

Acho que chega, vou procurar me inspirar mais e escrever depois algo mais interessante talvez ...

segunda-feira, fevereiro 24, 2003

Uma questão que já foi pra mim fruto de muita reflexao e incomodo é sobre a beleza. Vi um filme esses dias sobre uma menina que aos oito ou sete anos foi agredida pela mãe, e acabou perdeu a visao dos dois olhos, depois aos 30 e tantos anos a mulher conseguiu um transplante e começou a enxergar, ai mostra ela se relacionando com as outras pessoas, até que chega uma ocasiao ela pergunta a uma outra mulher, voce é bonita ? eu sou bonita ? o que é bonito ? Essas questoes me levam a pensar que o conceito de beleza nao é algo que existe em si, por si, mas parece mais uma construção social, a gente cria na nossa mente um modelo de beleza, e a partir desse mede todas as outras pessoas.
Eu vivo com esse problema de obsessao por beleza, admiro alguns amigos que veem alem disso, as vezes me sinto futil de mais por só conseguir ver o aspecto da beleza, mas tambem isso fez parte do processo educacional, nao posso culpar ninguem por isso, só sei que já que percebi esse problemão, preciso agir de forma diferente, esse é um dos piores preconceitos, faz tantas pessoas sentirem-se tao mal, é tema do filme "O amor é cego", nossa esse filme me tocou muito, tambem por causa das meninas, mas principalmente, muito mais forte, as crianças queimadas, que o cara via como crianças lindas, saudaveis, por ver só o interior delas, penso nisso até hoje. Por isso deveriam os pais ter mais cuidado com a educaçao das crianças, perceber a delicadeza com que as crianças captam os conceitos e depois pra mudar isso, vai tempo ...
Tudo bem nao dá pra culpar a educaçao, nem dá pra ficar se achando uma pessoa fútil e nao fazer nada, nesse caso a ação se faz obrigatória, para o proprio crescimento da pessoa ... ainda que se a gente estivesse nascido numa ilha sozinho, como ia aparecer o conceito de beleza ? Será a beleza só um capricho, ou algo que pertence unicamente ao reino da vaidade, sei que ultimamente tem dado muito dinheiro pra psicologos, endocrinologistas, academias, escolha seu método de agradar os outros, aí dizem pra voce que é pela saude, pela boa forma, boa postura, invente alguma disculpa pra se adaptar.

domingo, fevereiro 23, 2003

Dois pensamentos me incomodam nesse exato momento: "será que viver sozinho significa ser individualista, ou entao buscar isolar-se significa nao ser egoista e sim o contrario", pois o que se vê, como já disse antes, é as pessoas vivendo pros outros, se comparando com alguem, e é isso que motiva viver, saber que está por cima, que venceu na vida, mas imagina se nao tivesse mais ninguem no planeta, como seria as coisas entao, nao precisaria encontrar o seu sentido na vida pela competiçao, e agora ? O que fazer ? Deus cria outra eva pra competir com ela ! Essa talvez seja a pior decepçao com a vida humana, talvez um amigo meu esteja certo e no fim das contas o homem viva por ai frustrado por nao ser um animal irracional como os outros, e busca a todo custo isso, ao mesmo tempo que tem os beneficios da razao, sentir o prazer, talvez a capacidade de amar, mas tudo tem o seu contrario, um animal nao sofre de amores, nem morre por pensar que nao sabe nadar, ele luta pra viver, já o homem morre afogado, porque pensa: "eu nao sei nadar". Tudo bem vou mudar o rumo da minha reflexao pra outro ponto que acho fundamental em todos nós: "A vida no pensar é totalmente do agir do corpo", porque as vezes na mente parecemos tao sensatos, razoaveis, tolerantes (talvez sejam apenas tres sinonimos), e quando deixamos nossa razao de lado, em momentos de euforia, odio, paixao, esses valores acim citados parece que desaparecem e dao lugar a irracionalidade, que foi construida com experiencias do corpo, entao nao adianta muito ser um sábio na mente e um ignorante no corpo (apesar de nao saber se o ignorante é o contrario do sabio, talvez sejam os mesmos o que torna toda a reflexao problematica, mas consideremos ser o contrario). Talvez a mente aprenda com estudo, reflexao, mas o corpo parece aprender com a ação, meter a cara. Talvez seja preciso vivenciar os pensamentos, mesmo que seja quase impossivel, pois enquanto a mente viaja a velocidade da luz, sempre entupida de ideias, reflexoes, o corpo está ali passivo, esperando alguma ordem pra ele agir, e quanto menos ele age menos há essa comunicação mente e corpo, parecem duas pessoas vivendo no mesmo corpo, nossa eu sinto muito isso, preciso começar a agir mais, nao que a filosofia se reduza a ação, mas a ação se faz necessária pra obtençao de uma certa postura.

Estou alegre neste exato momento, pois consegui legenda pro meu filiminho de filosofia waking life e tá quase chegando o outro filme que estou baixando a semanas clockwork orange (laranja mecânica), alegria pequena essa, mas tudo bem. Vou durmir e quando tiver outra reflexao pra fazer postarei aqui, um abraço a todos que tiveram paciencia pra lerem aquilo que foi postado aqui.

Meu convivio com uma diversidade tão grande de pessoas me leva a refletir sobres certos assuntos, que a moral atual bate com firmeza, até a lei censura certas coisas que eu chego a pensar. Obviamente lei e moral são e parecem ser entidades metafísicas que foram criadas pelos homens pra controlar, censurar uma certa massa da sociedade que nao tem o direito a certas coisas, pois afinal sempre foi massa mesmo, entao nao faz diferença alguma, fiquem ai com suas religioes, lei, enquanto a classe alta passa por cima da lei. Muita gente fala que ser justo é cumprir o que está na lei, mas se a lei vem de cima pra baixo e quem faz a lei só quer que os de baixo a cumpram, acho que podemos questionar certas coisas. Por exemplo roubar, é crime perante a lei, pecado perante a religiao, entre as morais tambem é algo condenavel, o unico problema é que dentro do sistema da livre concorrencia que vivemos, onde a concorrencia é uma clausula pétra que está na constituição, assim como as grandes empresas podem destruir as pequenas e deixar muita gente morrer de fome, qual o problema de um ladrão invadir uma casa matar as pessoas e roubar tudo que há na casa, ah entendo, uma empresa mata, rouba, de forma INDIRETa, já o cidadao nao, é uma pessoa problematica, gananciosa, que nao obedece a deus e por isso comete esses crimes ediondos, merece entao ir pra algum hospital psiquiatrico, e da-le religiao pra alcamar esse rapaz, mas o dono da empresa é ateu, tudo bem, religiao só pros pobres. O caso da menina que matou os pais em nome do seu sonho, os pais impediam que ela realizasse o que ela queria, ela os eliminou, nao é isso que vemos todo dia ? Queremos construir um shopping onde atualmente é uma favela, ou seja, pessoas que nao tem endereço, nao pagam IPTU, tem agua. luz, telefone, por causa de gato, rabixo, nao sao nem pessoas, nem carta recebem, no plano diretor nao aparecem, essas pessoas sao eliminadas porque o desejo de um grande empresario era de construir um shopping em tal lugar, a joga esse pessoal em uma cidade do interior, dá uma casinha pra eles morar uma cesta basica e deu, nao vejo a diferença ai, vejo que acontecem coisas diretamente e outras indiretamente, a lei, a religiao, a moral, nao faz essa distinção. Outra coisa, mulheres tirarem a roupa pra ganhar dinheiro, "Ah absurdo, isso é coisa de puta", por que ? Porque a moral diz que nao devemos tirar a roupa pra ganhar dinheiro, mas numa sociedade que só visa o lucro, o capital, tudo pra adiquiri-lo é permitido, nesse caso nem tudo ? Por que isso ? A moral existe pra justificar a aquisição do capital por vias "honestas" ? Tambem tem aquele exemplo da diferença de uma prostituta pra uma mulher que fotografa para um anuncio publicitário, nao vejo por que esse mal olhar com relação a pessoa usar seu corpo como objeto de trabalho, eu nao sei que tipo de moral é esse, que tenta mantar algo sujo, amoral, uma coisa honesta, virtuosa, eu penso que dentro desse sistema vale tudo, quem discrimina e julga outra pessoa por isso que vá exigir antes disso outro sistema, ou crie outro modo de viver. Ninguem reflete muito sobre seus principios, claro são impostos desde criança, apesar de eu falar tudo isso, minha educação foi rigorosa nesse sentido, estou preso a isso será ? O que a educação fez de nós ? E a religião, alguma vez discutiu isso ?, discutir no sentido de ver os dois lados, e nao só o lado de ficar com pena pela ignorancia. Nao sei que sociedade é essa, eu sei que estamos ai, a mercê daqueles que tem mais capital, esse pessoal fica olhando pra baixo esperando que venha alguma tese universitária justificar o seu império, o seu poder, o seu capital, vai a biologia dizer que isso é como na selva, os mais fortes precisam mandar e os fracos devem aceitar de bom grado as imposições, ou algum tipo de filosofia, sociologia, teoria politica, e nós meros idiotas esperamos as ordens pra saber como educar nossos filhos, ou como pensar nós mesmos.

Já que estamos aqui vamos discutir a maior quantidade de temas possiveis durante está madrugada, pois depois nao sei quando vou postar aqui de novo.
Estive hoje pensando de novo o que é amizade, nao dá pra definir racionalmente quais os atributos que um amigo deve ter, ou coisas que só um amigo deve fazer pra provar que é realmente amigo. Eu já passei por situações terriveis, de ficar totalmente dependente dos outros, e depois falar "AH voce nao é meu amigo, pois afinal nao estava lá quando eu precisei", esses dias eu ouvi isso de um cara conhecido, e fiquei pensando e disse pra ele, mas "horas dificies" quer dizer depois de um porre alguem te ajudar a limpar o vomito ? Esse que ajudou é amigo ? E se o cara tá do teu lado procurando emprego, perigo de ficar desempregado, se tu nao ajuda tu nao é amigo ? Eu nao sei o que é amizade, alias nao quero nem saber, porque tudo que é enquadrado em padroes nao me agrada e eu perco totalmente o interesse, porque dai tu pega um conceito e fica julgando o outro se ele nao se adaptou ao seu conceito de amizade ai vem frases do tipo "eu nao esperava isso de voce", ou frases americanas do tipo "voce me decepcionou", amizade é algo gratuito que nao se deve esperar nada, ela começa de graça ela só é na medida que é de graça, agora se voce já começa a esperar coisas do outro, ai já deixou de ser algo gratuito, virou só dependencia do outro, "ai voce nao lembrou de mim", "poxa voce nao me ajudou", amigo nao é pra isso, isso voce tem que se virar sozinho, voce se mete nas coisas e tem que aprender sozinho a se virar, amigo é pra adicionar algo na tua vida, mas só depois que voce já construiu uma individualidade, ele nao é uma muleta que sem ele tu entra em depressao porque nao gosta de se sentir sozinho ... acho que os conceitos de amizade devem ser expurgados do universo linguistico, racional, eu estou usando aqui da razão só pra desconstruir qualquer pretensao de conceituar a amizade. Isso que estou dizendo é totalmente contrario ao que se vê, mas e agora ? Teve uma senhora que disse pra uma amiga minha "Sempre duvide do que muitas pessoas têm como certo", sábia no meu modo de ver a velhinha, não sei eu penso assim, conhece-te a ti mesmo

Tô afim de escrever varias coisas hoje que nem sei por onde começar, nao gosto de escrever sobre dia a dia que isso não interessa a ninguem nem a mim mesmo, aliás rotina é algo que eu quero esquecer. Um amigo ajudou a lembrar de um antigo ditado que eu uma vez uma professora de português minha disse: "Pessoas que falam sobre a vida de outras pessoas são mediocres, pessoas que falam sobre coisas (tralhas) são só pessoas simples, pessoas que falam sobre idéias são sábias ..." é algo assim, o final nao estou bem certo, mas eu sempre fiquei pensando nisso, sempre que estou falando dos outros sinto como é vazio o assunto é pura fofoca, mas é o que interessa, as revistas de fofocas estão ai, o big brother está aí, os canais de televisao da tarde estão ai, existe vida fora da fofoca, é a pergunta do novo milenio, meu pai dizia que "se mulher fofoqueira já é feio, imagina homem fofoqueiro", minha mae tambem dizia isso, ela mesmo já está declarando a superioridade do homem diante da mulher, mas isso é outro papo, deixando esse pre-conceito de lado, os homens em bares jogando dominó também vêem novela, credo, é dificil sobreviver assim . Ontem um cara na filosofia me disse que nao tinha televisao em casa, nossa que invenja, preciso tomar uma séria providencia a respeito dessa vida que estou levando, se alguem se sente assim também me procure, vamos montar uma eco family ou algo do tipo, a discutir ...

Engraçado as rotinas e como são as nossas vidas maravilhosas e felizes, arranjamos uma turminha, chamamos de amigos, o que nos une é basicamente a vida de pessoas que temos em comum, quer dizer que ficamos mais tempo falando da vida dos outros ou até das nossas do que de algo que venha a interessar. Ficamos lá horas e horas pensando na vida dos outros e como eles vivem, porque tambem se nao existissem outros na nossa vida como poderiamos nos sentir bem ou mal em relação a vida ? É sempre nos comparando com algo, com alguem, por isso que eu gosto de achar que devemos viver sozinhos e isolados dos outros, por mais que as vezes uma amizade pareça interessante, o tempo acaba levando a amizade sempre pro mesmo lugar, a vida dos outros ! É uma mania estranha de dizer pro outro como viver ou o que é certo ou errado, talvez seja um narcisismo nosso, nao sei. Sei que levar uma vida pensando mais nos outros que em mim mesmo nao me acrescenta muita coisa, parece que as vezes chegamos a torcer pros outros se darem mal, pra a gente nao se sentir tão mal em relação a nossas proprias vidas ! Viver é dificil, dizia o filosofo Albert Camus que a unica questao interessante ou válida pra se discutir dentro da filosofia é o suicídio, suicidar-se ou nao ? Suicidio entre os adolescentes e jovens universitários, já virou um clichê idiota que nem sei mais se vale a pena haha. Espero que alguem perceba que a gente acaba sempre fazendo as mesmas coisas os mesmos erros, a vida é mais uma roda que uma estrada para a luz, parece um ciclope para o inferno, se é que existe inferno, se nao existir é pior ainda, um ciclope no meio do deserto ... muito poético